Prefeitura de Joinville inova em programação de capacitação dos servidores

Publicada em 28/10/2021 às 11:16
Relacionado a: Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP

Nesta quinta-feira, 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público. Com o objetivo de valorizar o potencial individual e, consequentemente, proporcionar mais qualidade aos serviços públicos, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), implantou capacitações inéditas na área de desenvolvimento humano, voltadas ao aprimoramento pessoal e profissional dos servidores municipais.

Uma dessas iniciativas é aplicação do Mindfulness, que aborda a prática de se estar no momento presente, da maneira mais consciente possível. Também conhecido como a Psicologia da Atenção Plena, o Mindfulness tem seus benefícios amplamente estudados pela neurociência, em nível mundial.

A prática ajuda os indivíduos a identificar as principais causas da falta de atenção, bem como desenvolver técnicas para corrigir essa deficiência. Com mais foco, há maior produtividade, mais qualidade e satisfação na execução do trabalho.

“Em alguns países o assunto é tratado como política de saúde pública nas escolas, com viés econômico, uma vez que impacta na redução dos custos dos tratamentos médicos”, explica Elair Floriano, servidora da Unidade de Desenvolvimento do Servidor e instrutora da capacitação. “Os benefícios envolvem o despertar a curiosidade e compaixão para gerenciar melhor o corpo, mente e emoções”, complementa.

Pausa para refletir antes de agir

O projeto-piloto do treinamento da Psicologia em Atenção Plena foi realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas com servidores da Escola Municipal Prefeito Wittich Freitag.

Foram seis encontros, sendo quatro on-line e dois presenciais, que contaram com a participação de 34 colaboradores, incluindo professores, funcionários e direção da escola.

O tema foi uma novidade para o diretor da escola, Silvio Christofolli, que aprovou os resultados alcançados por ele e por membros da sua equipe.

“Muitas vezes a gente quer resolver tudo ao mesmo tempo, atender duas ou três pessoas simultaneamente. É preciso dar mais atenção a um e depois ao outro, focar no assunto, organizar melhor as ideias, os atendimentos e os pensamentos”, analisa o diretor.

Conhecimento compartilhado

Além do curso de Neurociência e Atenção Plena – Mindfulness no Trabalho, outras capacitações compõem o Programa de Florescimento do SER e Florescimento de Competências, desenvolvidos pela Unidade de Desenvolvimento do Servidor, da SGP.

Entre elas estão Acolhimento, Gestão do Tempo, Cinco Elementos para o seu Bem Estar, Mentoria para Atendimento, Inteligência Emocional, Psicologia Positiva – Forças de Caráter e Virtudes, Yogaterapia, Percepção Corporal, Inteligência Financeira, Livro Aberto, Comunicação e Relacionamento, Comunicação Não Violenta, Atitude Colaborativa e Escola de Líderes.

Para a servidora e instrutora Elair Floriano, a possibilidade de levar as capacitações a diversas Unidades, a relevância das novas temáticas abordadas e as inscrições on-line, representam inovações no programa de desenvolvimento do servidor e um avanço no compartilhamento do conhecimento.

“Perceber que os colegas desejam muito o saber, e a gente poder compartilhar, é um misto de honra e alegria. O Mindfulness, por exemplo, é um curso caro e que estamos disponibilizando dentro do serviço público. O que buscamos é valorizar o nosso trabalho e dar cada vez mais qualidade ao serviço público”, conclui Elair.