Prefeitura de Joinville inicia mutirão e orienta MEIs sobre declaração anual obrigatória

Publicada em 03/03/2023 às 09:19
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Espaço do Empreendedor

Nesta quinta-feira (2/3), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), iniciou o mutirão para atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), para orientar sobre o preenchimento e entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN).

Durante todo o dia, os profissionais foram recebidos no Espaço do Empreendedor, que funciona no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), e receberam orientações sobre como acessar suas informações de rendimento e fazer a declaração obrigatória. Também foram esclarecidas outras dúvidas relacionadas ao MEI, tais como inscrição, atualizações cadastrais, entre outras.

De acordo com o gerente de Atendimento e Desburocratização da SDE, Daniel Moreira, o objetivo do mutirão é ajudar o microempreendedor a fazer sua declaração e manter sua situação regular perante a Receita Federal.

“Assim como todo cidadão e empresa precisa fazer a sua declaração de imposto de renda, para o MEI é obrigatória a realização da Declaração Anual de Faturamento. Vamos auxiliar os microempreendedores sobre como buscar as informações e como proceder, para que a partir dos próximos anos ele possa fazer a sua declaração de forma independente”, explicou Moreira.

Mutirão terá outras edições

Os microempreendedores de Joinville terão mais três oportunidades especiais para tirar dúvidas sobre a DASN. Os mutirões no Espaço do Empreendedor ocorrerão, também, nos dias 6 e 27 de abril, e no dia 25 de maio. O atendimento é gratuito e será das 9h às 17h. Não é necessário agendar com antecedência.

O prazo para entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN) termina no dia 31 de maio. O MEI que não enviar sua declaração até essa data, poderá ser multado.

Espaço do Empreendedor tem atendimento permanente

Além dos mutirões, o atendimento no Espaço do Empreendedor é permanente e gratuito, e acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na rua João Colin, 2.719.

O cidadão também pode entrar em contato pelo telefone (47) 3481-5226, WhatsApp (47) 98824-8265, ou pelo e-mail empreendedor@joinville.sc.gov.br.

O serviço é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae/SC).

O objetivo do local é facilitar a abertura de empresas e tirar dúvidas do empreendedor, bem como ajudá-los a resolver problemas relacionados à burocracia. O Espaço também possui uma agenda de cursos e oficinas relacionados a marketing, administração financeira e gerenciamento de negócios.