Prefeitura de Joinville inicia a entrega de 2 mil cartões de auxílio-alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade

Publicada em 24/08/2022 às 17:54
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

A quarta-feira (24/8), vai ficar na história da Assistência Social na cidade de Joinville. É que a partir desta data, cerca de duas mil pessoas passaram a receber o Cartão Benefício Eventual de Auxílio-Alimentação que garante, além do acesso à alimentação, dignidade para que as famílias vão até os estabelecimentos comerciais e escolham os itens alimentícios que querem consumir. Os cartões vêm em substituição à entrega das cestas básicas.

“É um momento que me enche de alegria porque esse cartão dá liberdade para o cidadão. Você imagina alguém que dependia de uma cesta básica e não podia escolher os produtos que ele precisava de fato naquele momento. Então, além da dignidade para ele ser recebido como um cliente, nós também vamos ajudar a economia local. Porque esse dinheiro antes ia para empresas de fora de Joinville que vendiam cestas básicas e agora fica na cidade, ajudando o emprego e a economia”, explica o prefeito Adriano Silva.

Para a aposentada Juliana Siqueira Pereira, de 83 anos, o dinheiro vai fazer toda a diferença na dieta especial que o filho de 60 anos precisa. Após ter sofrido um AVC há mais de 10 anos, ele ficou acamado.

“Para mim vai ser maravilhoso porque eu estou em falta de tudo em casa. Eu vou comprar comida, carne, arroz, farinha láctea, leite que ele precisa muito porque quase não come a comida que eu como, frutas também para fazer vitamina. Até estou com uma receita de vitamina que não comprei por falta de dinheiro. Agora posso comprar”, afirma a aposentada.

Nessa semana, serão entregues dois mil cartões pela Secretaria de Assistência Social para quem está cadastrado. As pessoas que tem a solicitação de benefício eventual auxílio-alimentação devem aguardar que os técnicos da SAS vão fazer contato informando a data e local para a retirada.

“É importante frisar que todo benefício de assistência social deve ser eventual, ou seja, para o momento que a família ou usuário precisar. O nosso objetivo é trabalhar a superação das demandas desse usuário para que ele dê conta de prover o próprio sustento”, informa a secretária Fabiana Cardozo.

A utilização do cartão é permitida apenas para aquisição de gêneros alimentícios, ou produtos de higiene e limpeza, sob pena de cancelamento do benefício.

Cartão Benefício Eventual de Auxílio-Alimentação

As pessoas que necessitarem deste benefício eventual devem procurar as unidades dos CRAS ou CREAS. É a partir do atendimento técnico que será concedido o benefício para quem estiver enquadrado nos critérios. Vale ressaltar que o cartão não tem prazo de validade indeterminado. O benefício será concedido pelo período em que a avaliação técnica indicar.

São cinco faixas de pagamento e o valor varia entre 0,3 e 0,7 Unidade Padrão Municipal (UPM). Ou seja, para uma pessoa o valor concedido será de R$ 109,15; para duas pessoas na família o valor é de R$ 145,53; para três pessoas, R$ 181,92; para quatro pessoas na mesma família R$ 218,30 e o valor máximo para cinco pessoas ou mais é de R$ 254,68. O reajuste ocorre conforme a alteração no valor da UPM.

O critério de renda per capita familiar máxima para acesso ao auxílio é de meio salário-mínimo, levando em conta todos os integrantes da família. Também podem ser atendidas famílias que estão passando por alguma dificuldade momentânea de alimentação.

O Cartão Auxílio-Alimentação é um benefício eventual previsto na Política de Assistência Social e consiste no fornecimento de alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente às famílias em situação de vulnerabilidade temporária, mediante a concessão de cartão próprio para uso em, estabelecimentos comerciais credenciados. Atualmente são 63 estabelecimentos credenciados em todas as regiões da cidade.