Prefeitura de Joinville dobra efetivo da Guarda Municipal com a formação de 44 novos profissionais

Publicada em 19/08/2022 às 09:59
Relacionado a: Unidade da Guarda Municipal - SEPROT.UGM, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

Nesta quinta-feira (18/8), a Prefeitura de Joinville realizou a formatura de 44 novos guardas municipais e, com isso, mais que dobrou o efetivo, chegando a 77 profissionais atuando na área. A cerimônia ocorreu na UniSociesc e contou com a presença do prefeito Adriano Silva, de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, secretários municipais, servidores da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e familiares dos formandos.

Os profissionais passaram no último concurso público, realizado em 2019, e foram convocados assim que a Lei Federal que impedia o chamamento de novos servidores perdeu a vigência.

“Esse é um investimento importante na segurança de Joinville. Nós tínhamos dado a palavra que assim que a Lei Federal permitisse a nova contratação, a gente chamaria eles. Esse ano eles passaram por todo o estágio e formação e agora estão prontos para efetivamente atuarem na segurança da cidade”, reforça o prefeito Adriano Silva.

Os guardas municipais tiveram várias etapas de formação, incluindo aulas teóricas, práticas e de armamento e tiro. Além da formação inicial, com duração de aproximadamente 670 horas, eles recebem anualmente qualificações periódicas que envolvem temas como legislação, policiamento comunitário, além de defesa pessoal, uso de armamento e tiro policial.

Em julho desse ano, os novos profissionais receberam o direito ao porte de arma de fogo pela Polícia Federal e puderam se juntar a outros 33 profissionais que já atuavam na Guarda Municipal de Joinville.

“É um reforço na segurança da cidade, mais especificamente para as unidades da Prefeitura, espaços públicos e também na proteção do cidadão. Nós criamos ano passado, dentro da secretaria, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal. Então, nós temos um órgão que vai manter um número de horas previsto para reforço anual do treinamento”, informa Paulo Rogério Rigo, secretário da Seprot.

Thais Porto dos Santos integra a nova turma de guardas municipais e conta que a comunidade reconhece a relevância do trabalho dos profissionais.

“Hoje, já atuando no entorno da cidade, vejo a população agradecida pela nossa presença nos espaços, vejo que eles se sentem gratos pela nossa presença ali. Eu não imaginava sentir tanto apoio da população antes de estar realmente atuando. Querendo ou não, enquanto comunidade, a gente se sente seguro vendo uma viatura fazendo a proteção”, conta Thais.

As áreas de atuação são em espaços públicos, praças, parques, unidades da educação e saúde. A Unidade da Guarda Municipal, ligada a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, é responsável por proteger bens, serviços e instalações do município, estabelecer integração com órgãos municipais de políticas sociais e com órgãos estaduais e federais, prestar apoio a agentes de fiscalização municipais, prestar apoio à população em situações de desastres, contribuir com a segurança escolar, atuar como agente de trânsito e colaborar com campanhas de interesse público.