Prefeitura de Joinville decreta Situação de Emergência

Publicada em 11/08/2022 às 18:28
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

O prefeito Adriano Silva decretou nesta quinta-feira (11/8), Situação de Emergência em decorrência da chuva intensa que atingiu a cidade. O Decreto 49.611 será publicado no Diário Oficial e tem validade de 180 dias.

Para decretar Situação de Emergência, o município levou em consideração os estragos causados pelas inundações, enxurradas, alagamentos, vendaval e deslizamentos de terra. Em 48h, o acumulado de chuva foi superior a 220 milímetros, sendo que a situação se agravou durante a manhã de quarta-feira (10/8).

Todos os bairros de Joinville foram atingidos de alguma maneira. As situações mais críticas foram registras na zona Oeste, nos bairros Vila Nova, Morro do Meio e Nova Brasília, que abrange a localidade do Jativoca, onde ainda há pontos de alagamento. Esta região é bastante afetada pelas inundações por uma questão hidrográfica, já que no Rio Águas Vermelhas tem uma característica de demora no escoamento.

Outro bairro muito atingido foi o Jardim Sofia. Ao todo, mais de 145 registros foram feitos pelos moradores junto à Defesa Civil e demais órgão de proteção e segurança.

Com a publicação do documento, a Prefeitura de Joinville fica autorizada a convocar voluntários que possam auxiliar as comunidades mais atingidas, realizar campanhas de arrecadação para facilitar as ações de assistência à população afetada, entre outras medidas.

Além disso, conforme a Constituição Federal, as autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil, em caso de risco iminente, ficam autorizados a entrar em residências para prestar socorro ou determinar a pronta saída dos moradores.

Agora, a Defesa Civil de Joinville trabalha para finalizar os levantamentos e encaminhar para homologação do Estado e reconhecimento do Governo Federal.

Compartilhe

Skip to content