Prefeitura de Joinville convoca aprovados no concurso da Guarda Municipal

Publicada em 19/02/2024 às 10:59
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT, Unidade da Guarda Municipal - SEPROT.UGM

A partir de segunda-feira (19/2), a Prefeitura de Joinville convoca os 78 candidatos aprovados no Concurso Público 004/2019 da Guarda Municipal, para que participem de novas etapas do certame.

Todas as informações referentes ao Edital estão publicadas no site da Prefeitura (bit.ly/concursoguarda2019). As próximas etapas do concurso incluem avaliações psicológica e de saúde ocupacional, além de pesquisa social.

Os candidatos aprovados em todas as fases poderão firmar contrato temporário para a realização do Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal, última etapa do certame, com caráter classificatório e eliminatório do Concurso Público.

A formação inclui aulas teóricas, práticas e de armamento e tiro. Além da formação inicial, os profissionais recebem anualmente qualificações periódicas que envolvem temas como legislação e policiamento comunitário, além de defesa pessoal, uso de armamento e tiro policial.

Sobre a Guarda Municipal

Atualmente, a Guarda Municipal de Joinville conta com 76 profissionais. A última contratação ocorreu em agosto de 2022, quando o efetivo mais que dobrou com a formatura de 44 guardas municipais.

A Unidade da Guarda Municipal, ligada a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, é responsável por proteger bens, serviços e instalações do município, estabelecer integração com órgãos municipais de políticas sociais e com órgãos estaduais e federais, prestar apoio a agentes de fiscalização municipais, prestar apoio à população em situações de desastres, contribuir com a segurança escolar e colaborar com campanhas de interesse público.