Prefeitura de Joinville conquista selo Prata em ranking de transparência pública

Publicada em 14/11/2023 às 08:21
Relacionado a: Secretaria de Governo - SEGOV

A transparência da gestão da Prefeitura de Joinville foi reconhecida com o selo Prata do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A segunda edição da iniciativa avaliou mais de 8 mil entidades do Brasil.
Entre os órgãos analisados, apenas 16% (1.303) foram reconhecidos com selos. A pontuação média nacional foi de 58,13%, enquanto Joinville alcançou índice de transparência de 78,48%. Para atingir o número, a Controladoria-Geral do Município (CGM), que lidera as iniciativas de transparência, contou com a colaboração das demais secretarias da Prefeitura.

“O Município de Joinville atende a 100% dos critérios considerados essenciais pelo Programa, o que demonstra a sua aderência aos critérios legais e às boas práticas no que diz respeito à transparência ativa”, afirma o diretor da CGM, Raffael Zabbot Rosário.

“Os resultados alcançados reforçam o comprometimento do Município de Joinville em prestar contas para a sociedade, garantindo o direito fundamental ao cidadão de acesso à informação e, ao mesmo tempo, fortalecendo a boa governança e a integridade pública”, complementa.

Sobre o programa

O Programa de Nacional de Transparência (PNTP), lançado pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conta com a adesão de 100% dos tribunais de contas, e monitora o grau de transparência ativa dos órgãos e entidades de todos os poderes e esferas da federação.

Selo Prata Transparência