Prefeitura de Joinville assina convênio para repasse de recursos para o Corpo de Bombeiros Voluntários

Publicada em 15/12/2025 às 12:30
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

O prefeito Adriano Silva assinou nesta segunda-feira (15/12) o convênio entre a Prefeitura de Joinville e a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários para repasse de recursos à corporação. O evento ocorreu na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Com o convênio, realizado por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot), será possível a transferência, aplicação e gestão de recursos financeiros provenientes da arrecadação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no município. São recursos que vêm de cobranças de taxas relativas aos procedimentos de segurança contra incêndios, como análises de projetos de prevenção a incêndios e vistorias.

Dessa forma, os recursos arrecadados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no município serão repassados para financiamento das despesas de custeio da corporação e investimentos da corporação voluntária.

“Joinville dá um exemplo para o Brasil ao ter as duas corporações, a militar e os voluntários, atuando unidas e fazendo um trabalho maravilhoso. Com certeza, esse exemplo vai ser usado também em Brasília, em vários momentos que vierem as discussões sobre a atuação do bombeiro voluntário no Brasil”, afirma o prefeito Adriano Silva.

“Esse convênio representa uma tranquilidade e conforto financeiro para a corporação. Gostaria de agradecer a todos os que se envolveram em um projeto dessa magnitude, que fizeram um trabalho extraordinário”, elogia o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi.

“Com esse novo formato, a instituição vai estar cada vez mais fortalecida. Junto com nossa Defesa Civil, os Bombeiros Voluntários estão sempre presentes para auxiliar a nossa cidade. Que essa instituição centenária continue cada vez mais forte”, diz o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

O comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina em Joinville, major Rodrigo Vanderlinde, reforça o clima de cooperação entre as duas corporações.

“Eu sempre falo para a minha tropa que quando a gente está na rua não importa se é oficial, se é praça, se é Bombeiro Militar, Voluntário ou Comunitário, o pessoal quer ser atendido pelo bombeiro. Essa é a intenção, a gente sempre trabalhar juntos. O Bombeiro Militar está aqui para ser um parceiro e que esse convênio possa fazer um Bombeiro Voluntário mais equipado para atender melhor a sociedade joinvilense”, ressalta o major.

Compartilhe

Skip to content