A Prefeitura de Joinville está presente na Expoinovação 2025, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do Sul do país, que acontece nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/9), no Expocentro Edmundo Doubrawa.
A Expoinovação tem como objetivo oferecer as principais novidades e tendências do mercado. É organizada pela Softville, com realização da Prefeitura de Joinville, Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e apoio do Sebrae/SC e todo o ecossistema de inovação de Joinville.
O secretário da Fazenda de Joinville, Fernando Bade, foi um dos palestrantes desta quarta-feira (17/9), com o tema “Reforma Tributária: impactos e adaptações”. Também neste dia, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, falou sobre “Joinville em expansão: perspectivas e oportunidades”.
“A Prefeitura trabalha para implantar novas metodologias dentro do sistema público e dos serviços públicos. Na Expoinovação, apresentamos iniciativas em áreas importantes de Joinville para cada vez mais termos uma cidade boa para se viver”, avalia Escher.
Já o prefeito Adriano Silva abre a programação na quinta-feira (18/9), às 13h, com a palestra “Do balé ao foguete: como Joinville cresceu 40% em 5 anos”, no palco principal.
Confira o que a Prefeitura de Joinville apresenta na Expoinovação 2025
No estande da Prefeitura de Joinville, as Secretarias Municipais estão apresentando seus projetos e ações na área de tecnologia. O visitante encontra informações das secretarias da Saúde, Educação, Administração e Planejamento, Pesquisa e Planejamento Urbano e de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), além de orientações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Educação
O visitante encontra projetos finalistas do Campeonato Joinvilense de Robótica, como uma casa inteligente, robô seguidor de linha, horta suspensa com garrafas pet e robô estoura balão. Os alunos do 6º ao 9º ano têm aulas de robótica, com foco em programação e automação. A Rede Municipal de Ensino Joinville conta com lab makers, espaços dedicados a projetos de tecnologia, programação e cultura maker. Esses locais oferecem recursos como ChromeBooks, kits ATTO com microbit e kits arduino que os alunos podem utilizar no laboratório ou em sala de aula.
Saúde
A Secretaria de Saúde mostra aos visitantes do evento o Painel da Dengue, com coleta automatizada de dados. Desde que a iniciativa foi implementada, foram mais de 260 mil notificações de casos da doença feitas por robô, de forma 15 vezes mais rápida que o processo manual.
A equipe apresenta também o projeto Alerta de Risco, que agiliza o tratamento de pacientes com condições graves como câncer para reduzir complicações e o tempo até o início do tratamento.O projeto reduziu o tempo entre a notificação e a biópsia em 92% dos casos ligados à oncologia.
Outro projeto apresentado é o FASUS, processo inovador para diagnóstico de fibrilação atrial, tipo de arritmia que aumenta os riscos de AVC. O rastreamento foi feito em mais de 34 mil idosos, com mais de 3,5 mil eletrocardiogramas e 256 casos identificados e tratados.
Pesquisa e Planejamento Urbano
A Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) apresenta o uso do Smart Mobility, uma metodologia para melhorar a mobilidade no município, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia de mobilidade. O Smart Mobility faz aquisição de dados usando telemetria do transporte coletivo, filmagens, inteligência artificial e drones para criar um gêmeo digital da cidade.
Utilizando-se do SUMO, que é um software que simula o trânsito de forma parecida com a realidade em ambiente virtual, cria-se um gêmeo digital da cidade, permitindo visualizar como carros, ônibus, bicicletas e pedestres se movimentam pelas ruas, seguindo regras de tráfego. Por meio das ciências de dados urbanos, a equipe usa data science, tecnologia mobile, sistemas embarcados, telemetria de ônibus, para diagnosticar os problemas da cidade de forma automatizada e computadorizada.
Desde a implantação, em 2019, foram realizados 37 estudos de caso, com mais de 1,3 milhão de horas/ano de trânsito economizadas.
Proteção Civil e Segurança Pública
A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) demonstra como utiliza os drones com câmeras termográficas em Joinville. São três drones, modelo DJI Mavic 3 Enterprise com recursos como câmera termográfica, autonomia de voo de até 15 km e zoom de até 54 vezes. Os equipamentos auxiliam os trabalhos da Defesa Civil, Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito (Detrans).
Administração e Planejamento
A Secretaria de Administração e Planejamento (SAP) apresenta o aplicativo Joinville Fácil, sistema desenvolvido e atualizado pela equipe da Prefeitura. Quem entra no app pode solicitar mais de 30 serviços e funcionalidades. É possível registrar ouvidoria, solicitações de melhorias na iluminação pública, patrolamento, manutenção ou limpeza de boca de lobo, além do envio de informações sobre placas de trânsito.
É possível, ainda, agendar atendimento em algumas unidades da Prefeitura, como no Espaço do Empreendedor. Pelo aplicativo, o contribuinte também pode consultar débitos e gerar boletos para pagar IPTU, ISS, além de outros impostos e tributos. Além disso, quem acessa o app, tem informações sobre o transporte coletivo. Outra funcionalidade é o acesso a câmeras em tempo real para acompanhar a condição do tempo, pontos de alagamento e o nível dos rios da cidade.