Prefeitura de Joinville apoia Pedágio Solidário no Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Publicada em 06/06/2022 às 17:04
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Nesta terça-feira (7/6), é comemorado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos e, neste ano, a temática sugerida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é “Alimentos Seguros, Melhor Saúde”.

Em alusão à data, a Prefeitura de Joinville será uma das apoiadoras do Pedágio Solidário, ação que tem o objetivo de arrecadar doações de alimentos in natura ou minimamente processados, recomendados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira.

Entre os itens que podem ser doados, estão feijão, arroz, macarrão, sardinha em lata, carnes, leite, frutas, verduras e legumes. Os donativos serão destinados ao Instituto Pelas Ruas e Instituto Raízes, em Joinville.

Durante todo o dia, o Pedágio Solidário contará com vários pontos de arrecadação, incluindo unidades do serviço público municipal. Entre eles estão as Secretarias de Assistência Social (SAS) e de Educação (SED), e os Restaurantes Populares I e II.

O Pedágio Solidário é realizado pelo 5º período do curso de Nutrição da Faculdade Ielusc, e também tem apoio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean), Associação de Segurança Alimentar e Nutricional de Joinville (ASANJ), Programa Mesa Brasil SESC Joinville, Universidade da Região de Joinville (Univille), Centro Universitário Católica SC, Faculdade Anhanguera, UniAvan, UniSociesc, Sociedade Educacional Santo Antônio e Giassi Supermercados.

De acordo com a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SAS, Patrícia Girardi, embora o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos esteja diretamente relacionado à segurança sanitária e à prevenção das doenças transmitidas por alimentos, a data também reforça a importância da segurança alimentar que refere-se a aspectos como consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, que valorizam produtos in natura e produzidos pela agricultura familiar e local, estratégias de enfrentamento à fome e acesso aos alimentos em quantidade e qualidade adequadas.

“O Pedágio Solidário possibilita um espaço para refletirmos sobre essas questões e, também, viabiliza a doação de alimentos para serem destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirma Patrícia.

Pontos de Arrecadação do Pedágio Solidário

– Secretaria de Assistência Social (SAS) – Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) – das 8h às 18h – Rua João Colin, 2719 – América

– Secretaria de Educação (SED) – das 8h às 18h – Rua Itajaí, 390 – Centro

– Restaurante Popular I – Herbert José de Souza – das 7h às 19h – Rua Urussanga, 442 – Bucarein

– Restaurante Popular II – Zilda Arns – das 11h às 14h – Rua Alvino Hansen, 65 – Adhemar Garcia

– Faculdade IELUSC – das 8h às 18h – Rua Princesa Isabel, 438 – Centro

– Faculdade IELUSC – das 8h às 18h – Rua Professora Ada da Silviera, 168 – Saguaçu

– Mesa Brasil SESC – das 8h às 18h – Rua Itaiópolis, 470 – América

– UniAvan – das 8h às 18h – Rua Senador Felipe Schmidt, 159 – Centro

– Sociedade Educacional Santo Antônio das 7h às 22h30 – Rua Papa João XXIII, 1100 – Iririú

– UniSociesc – das 7h50 às 18h40 – Rua Gothard Kaesemodel, 833 – Anita Garibaldi

– Faculdade Anhanguera – das 9h às 21h – Rua Campos Sales, 850 – Glória

– Univille – das 8h às 19h – Rua Rio do Sul, 270 – Bucarein

– Univille – das 8h às 19h – Rua Paulo Malschitzki, 10 – Zona Industrial

– Giassi Supermercados – das 8h às 19h – Rua Inácio Bastos, 173 – Bucarein

Compartilhe

Skip to content