Prefeitura de Joinville adota novo modelo de carnê do IPTU

Publicada em 04/01/2023 às 17:59
Relacionado a: Secretaria da Fazenda - SEFAZ

O joinvilense que recebeu o carnê do IPTU em casa percebeu que este ano tem mudança no formato. Agora, o documento é todo em preto e branco com páginas em formato A4, como se fosse uma carta. Nelas, estão as guias para pagamento em cota única ou parcelado, além de informações do imóvel e inscrição imobiliária.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Fazenda, adotou o novo formato com foco na economia e também na questão ambiental.

“No modelo anterior, eram mais páginas de papel. Agora, tivemos redução nessa quantidade. Além disso, ficou mais barata a impressão do carnê do IPTU. Como a quantidade impressa é grande, cerca de 265 mil unidades, a economia é positiva para o município, sendo aproximadamente R$ 74 mil de redução nos custos de impressão e distribuição”, explica Flávio Martins Alves, secretário da Fazenda de Joinville.

No carnê também estão os detalhes sobre datas e locais para pagamento, como fazer a revisão do IPTU e manter o cadastro imobiliário atualizado.

Nesta quarta-feira (4/1), joinvilenses tiveram dúvidas sobre a veracidade do documento pela mudança do formato em função de áudios que circularam em aplicativos de troca de mensagens e procuraram a Prefeitura, especialmente pelas redes sociais. O carnê entregue pelos Correios é o oficial e válido.

Quem preferir, pode acessar o joinville.sc.gov.br/iptu, e clicar em “Gerar a 2ª via do carnê do IPTU”. Como é gerado um novo documento, o número do código de barras é diferente do apresentado no impresso, mas todos os valores e prazos para pagamento informações sobre o imóvel, como a inscrição imobiliária, permanecem os mesmos.

Prazos e descontos

O contribuinte tem até o dia 10 de janeiro para quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto, e até 10 de fevereiro com 8% de desconto. Para pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro de 2023, com o valor dividido em dez parcelas.

O pagamento pode ser feito nas instituições financeiras conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Lotéricas, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob São Miguel.

Em 2023, cerca de 265 mil carnês do IPTU foram distribuídos em Joinville. A expectativa de arrecadação é de R$ 220 milhões. O período para solicitar revisão do IPTU vai até 18h do dia 3 de fevereiro de 2023, e pode ser feito online, também pelo site da Prefeitura de Joinville.