Prefeitura de Joinville acolhe 142 pessoas em abrigos contra o frio

Publicada em 19/08/2022 às 11:54
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS, Centro Pop - SAS.UPE.CPOP

Na primeira noite da ação emergencial realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), nesta quinta-feira (18/8), 142 pessoas em situação de rua foram acolhidas para se proteger do frio intenso que chega à região, deste montante 37 procuraram os abrigos na noite de quinta-feira e o restante já vem sendo acolhida desde o início da ação de inverno.

Especificamente sobre a ação emergencial, após acolhimento pela equipe da SAS, 30 usuários foram encaminhados para pernoitar na Casa de Levi – Comunidade Eis-me Aqui e outras sete foram acomodadas no Centro Pop. Todos receberam jantar e, pela manhã, café da manhã fornecidos pelo Restaurante Popular.

“A ação emergencial de acolhimento da SAS deve ser mantida pelos próximos dias, já que a previsão é de que o frio deve permanecer até domingo”, ressalta a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.

De acordo com a Defesa Civil de Joinville, a temperatura mínima registrada na madrugada de sexta-feira (19/8), foi 8,3oC. Para o amanhecer de sábado (20/8), as temperaturas devem ficar entre 7oC e 9oC.

Atualmente, a Prefeitura de Joinville conta com 170 vagas conveniadas para acolhimento da população em situação de rua.

Desse total, 105 vagas estão ocupadas por pessoas já acolhidas desde o início do inverno. Esses usuários são acompanhados pelas equipes técnicas da SAS e das próprias casas de passagem, que oferecem orientação para ingresso no mercado de trabalho, formação profissional, emissão de documentos, e encontram-se em processo de superação de demandas e saída da situação de rua.

Acolhimento e doações

A orientação para as pessoas que precisam do acolhimento noturno é procurarem auxílio no Centro Pop, que fica ao lado da Rodoviária (rua Paraíba, 937 – Anita Garibaldi), a partir das 18h30, até domingo (21/8). Os servidores que atuam no local farão o encaminhamento e a logística até as vagas.

Já a comunidade que quiser ajudar pode doar cobertores. As doações podem ser entregues diretamente no Centro Pop.