Prefeitura começa a distribuir os carnês do IPTU 2023 em dezembro

Publicada em 11/11/2022 às 18:06
Relacionado a: Secretaria da Fazenda - SEFAZ

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Joinville inicia, em 1º de dezembro, a distribuição de 265 mil carnês do IPTU 2023. Os contribuintes receberão o Imposto Predial e Territorial Urbano em casa.

No Diário Oficial desta sexta-feira (11/11), será publicado o decreto com o valor de reajuste para o próximo ano. Foi aplicado um reajuste de 7,17% no IPTU 2023, que corresponde à inflação acumulada no período compreendido entre outubro de 2021 a setembro de 2022, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Prazos para quitação

O contribuinte tem até o dia 10 de janeiro para quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto, e até 10 de fevereiro com 8% de desconto. Para pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro de 2023, com o valor dividido em dez parcelas.

O pagamento pode ser feito nas instituições financeiras conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Lotéricas, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob São Miguel.

O carnê do IPTU 2023 terá um novo formato, porém ficam mantidas as informações do carnê e também a quantidade de parcelas. A expectativa de arrecadação é de R$ 220 milhões. O período para solicitar revisão do IPTU vai de 3 de janeiro até às 18h do dia 3 de fevereiro de 2023.