Prefeitura assina Protocolo de Ação Emergencial da Área Central de Joinville

Publicada em 16/05/2023 às 16:27
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

Foi assinado nesta terça-feira (16), na sede da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), o Protocolo de Ação Emergencial da Área Central de Joinville. Elaborado pela Defesa Civil do município, o documento estabelece procedimentos operacionais para a minimização dos efeitos dos alagamentos na região central, por meio de ações conjuntas das entidades envolvidas diretamente quando ocorrem esses eventos.

Assinaram o Protocolo a Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros Voluntários e representantes das empresas de transporte coletivo da cidade. O Protocolo será colocado em prática sempre que a cota de alagamento atingir a faixa laranja de qualquer marcação instalada nas vias centrais de Joinville.

A Defesa Civil acionará então o Detrans e a Guarda Municipal para realizar o bloqueio de vias, de acordo com os pontos indicados no mapa da Rota Segura do Centro – que conta com placas que indicam o caminho para sair das áreas de possíveis alagamentos, durante fortes chuvas. Após os bloqueios de vias, as empresas de transporte coletivo deverão desviar os itinerários das vias centrais e estabelecer pontos alternativos de embarque e desembarque, em locais previamente definidos.

“O Protocolo atende uma antiga demanda dos comerciantes do Centro da cidade, já que o fechamento do Terminal Central, durante os alagamentos, evita risco aos usuários e minimiza os impactos causados pelas cheias nos estabelecimentos comerciais”, afirma o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

Segundo o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, assim que for detectado o nível laranja, ocorrerá o fechamento do Terminal Central, com ação das empresas de transporte para a imediata comunicação aos motoristas.

“Havendo necessidade de resgate, o Corpo de Bombeiros Voluntários fará a retirada dos usuários que encontram-se no Terminal, levando eles para pontos seguros, que servirão para as empresas executarem toda a logística do transporte público”, explica o gerente.