Prefeitura anuncia medidas para reforçar segurança na Rede Municipal de Ensino de Joinville

Publicada em 05/04/2023 às 14:50
Relacionado a: Secretaria de Governo - SEGOV, Secretaria de Educação - SED

Na manhã desta quarta-feira (5), a Prefeitura de Joinville acionou os gestores das unidades da Rede Municipal de Ensino para garantir o reforço nas medidas de proteção, em parceria com as Forças de Segurança, e intensificou a discussão e a execução de estratégias neste mesmo sentido.

As unidades foram orientadas a suspenderem provas e atividades avaliativas até o fim desta semana. Os gestores também foram autorizados a abonar a falta dos alunos cujos pais optem por não enviar a criança para Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil na quarta e quinta-feira (5 e 6/4).

“A segurança em toda cidade tem sido uma das prioridades da nossa gestão e temos uma atenção especial às nossas unidades escolares. A escola precisa ser um ambiente de felicidade e não de insegurança e medo. Por isso, não temos poupado esforços e investimentos”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 178 vigilantes e 3.936 câmeras distribuídas em 162 Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs). Em maio de 2021, eram 2.550 câmeras e 110 vigilantes. Ou seja, houve aumento de 54% no número de câmeras (1.386 câmeras a mais) e de 61% no número de vigilantes (com 68 vigilantes a mais).

As unidades possuem, ainda, 3.137 sensores de presença, 162 interfones e 174 botões de emergência instalados em locais estratégicos e que, quando acionados, ativam a central operacional de segurança.

“Destacamos com as direções a necessidade de reforçar a segurança e manter sempre os portões das unidades fechados. Estamos destinando um grupo de trabalho para revisão nos muros e cercas das nossas unidades para constatar a necessidade ampliação ou reforço de alguns deles. Além disso, em parceria com a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, estamos intensificando a instalação de câmeras nas nossas unidades e nas regiões próximas”, explica o secretário de Educação Diego Calegari.

Protocolos e treinamentos

Nesta quarta-feira (5/4), foi lançado um protocolo de atendimento às violências e saúde mental. O documento detalha os procedimentos que a unidade escolar deve realizar quando se deparar com denúncia ou situação de violência (como verbal, psicológica, física ou sexual). O protocolo teve colaboração de outras secretarias, como Saúde, Assistência Social e Proteção Civil e Segurança Pública.

“Também estamos elaborando um plano de segurança e contingência voltado para situações de possíveis riscos e ameaças às nossas escolas. Assim, todas as partes envolvidas na comunidade escolar terão mais ciência do seu papel e mais informações sobre como agir”, acrescenta Calegari.

Compromisso com a segurança e a verdade

A Prefeitura de Joinville reitera o compromisso com as informações verdadeiras. A gestão do município está atenta e agindo para garantir a segurança em todas as unidades escolares.

No entanto, desde o ataque ocorrido em uma escola em Blumenau, uma série de boatos sobre novos ataques em diferentes cidades têm se espalhado nas redes sociais.

Toda denúncia deve ser feita às autoridades policiais, assim como qualquer suposta ameaça é encaminhada e investigada. Reforçamos a importância de se informar por meio de canais oficiais e nos disponibilizamos para tirar dúvidas e fornecer informações oficiais.