Prefeitura amplia ações para minimizar impactos dos bloqueios nas rodovias

Publicada em 01/11/2022 às 18:39
Relacionado a: Secretaria de Governo - SEGOV

A Prefeitura de Joinville permanece atuante na busca por minimizar os impactos que os bloqueios nas rodovias causam para a população. Nesta terça-feira (1°/11) iniciou o trabalho de apoio na retirada de materiais utilizados para bloquear vias. Além disso, deu continuidade em ações de economia de combustível e garantia de atendimento dos serviços municipais.

Coordenada pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), que está em contato constante com as demais forças de segurança, a ação consiste em utilizar máquinas e equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) para liberar as vias. Até o fim da tarde, pelo menos três pontos, sendo dois na SC-418 e um na Estada do Oeste, foram desobstruídos com apoio da Prefeitura.

“Respeito e defendo a liberdade de expressão e manifestação, assim como defendo o direito de ir e vir. As barreiras nas rodovias e estradas ferem este direito e causam prejuízos a todos”, afirmou o prefeito Adriano Silva, que na tarde desta terça-feira voltou a reunir as lideranças das Secretarias Municipais em seu Gabinete.

O prefeito também agradeceu os esforços dos servidores que contribuíram para que o atendimento aos joinvilenses fosse garantido em todas as áreas.

Confira atualização sobre o funcionamento dos serviços:

Rodoviária
Ônibus das empresas Catarinense e Penha sentido Florianópolis e Curitiba começaram a sair da rodoviária após serem liberados pela gestão das empresas de transporte. Até às 17h55, seis carros da Catarinense e um da Penha deixaram a Rodoviária de Joinville.

Coleta de Resíduos
Os serviços de coleta orgânica, especial e hospitalar estão funcionando normalmente. No caso da coleta seletiva, o trabalho não foi concluído nas regiões de Pirabeiraba, Dona Francisca e Rio Bonito por causa dos bloqueios.

Transporte coletivo
Nesta terça-feira foi possível atender parcialmente a região de Pirabeiraba, que na segunda-feira (31/10) ficou totalmente sem transporte. Neste feriado, a expectativa é atuar normalmente com os horários de sábado (sem o Madrugadão).

Educação
Todas as unidades escolares abriram durante esta terça-feira. Na região de Pirabeiraba, por conta do impedimento da passagem do transporte escolar, as equipes atuaram com atividades extras para os alunos.

Saúde
Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família abriram nesta terça-feira. O atendimento também ocorreu normalmente no Hospital São José e demais unidades. Cerca de 20 pacientes, que precisavam se deslocar para atendimento em outras cidades não puderam ser transportados por causa das barreiras. Não há registro de falta de medicamentos e o atendimento vai ocorrer normalmente nas unidades de plantão durante o feriado