Potencial turístico náutico de Joinville é destaque em congresso internacional

Publicada em 21/09/2023 às 17:58
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Nesta quinta-feira (21), o prefeito Adriano Silva e o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, participaram do 8º Congresso Internacional Náutica, que ocorre nos dias 20 e 21, paralelo ao São Paulo Boat Show, considerado o maior salão náutico da América Latina.

Joinville foi convidada pela Associação Náutica Brasileira para compartilhar a experiência do município que já possui vocação para o turismo náutico e tem investido em infraestrutura e divulgação para o fortalecimento do setor.

Durante o Congresso, o prefeito Adriano Silva falou sobre os investimentos que estão ocorrendo na Vigorelli e têm como principal objetivo a regularização fundiária do local, melhorando a qualidade de vida de aproximadamente 320 moradores, mas também incentivando o desenvolvimento náutico. Além do acesso pavimentado, obras de drenagem e energia elétrica, a vila vai receber pavimentação em paver, mobiliário moderno e construção de rampas para a entrada e saída de embarcações da água.

A geografia de Joinville torna a cidade privilegiada para receber investimentos no setor náutico, tendo acesso para o mar em diferentes regiões, como a Vigorelli, Morro do Amaral, Cubatão e Espinheiros.

Além da gastronomia, esses locais oferecem aos visitantes a possibilidade de contato com a natureza, história preservada do município por meio de Sambaquis, acesso à Baía Babitonga. Ali é o único local do mundo onde existe uma população de toninhas residentes dentro de uma baía, oportunidade de conhecer e observar o menor golfinho do Brasil e que está ameaçado de extinção. Outro diferencial do local é a existência de centenas de guarás. A ave esteve extinta em Santa Catarina por mais de 150 anos e em 2011 foi registrada a primeira reprodução na Baía Babitonga.

Entre os estudos feitos pela Prefeitura está a possibilidade de instalação de parques flutuantes para facilitar o embarque e desembarque em embarcações.