A população de Joinville pode participar da Consulta Pública sobre o novo Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan) 2026-2029. As sugestões podem ser enviadas por meio deste link, no site da Prefeitura de Joinville, até 21 de agosto.
O Plamsan é elaborado a cada quatro anos e traz diretrizes e ações municipais para proteger, promover e prover o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAAS) para todas as pessoas, a partir da análise das necessidades da população.
Para participar da consulta pública é preciso acessar e ler o Plamsan, registrar no formulário eletrônico sugestões de alterações e inclusões e enviá-las. As sugestões serão avaliadas pelo município e poderão ser consideradas na elaboração do plano municipal.
“Essa participação é fundamental para garantir que o plano reflita as necessidades da população, fortalecendo as ações que promovem o direito à alimentação adequada, saudável e acessível para todos. Convidamos todos a conhecerem o plano, enviarem suas sugestões e colaborarem para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes”, diz Patrícia Girardi, coordenadora área de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social de Joinville e Secretária Executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do município.
O objetivo é consolidar e ampliar as estratégias locais, detalhar as responsabilidades dos órgãos públicos municipais e apresentar o planejamento integrado das diferentes secretarias que atuam no campo da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nos próximos quatro anos.
O plano reforça a importância do monitoramento contínuo e da avaliação sistemática das ações implementadas, garantindo a melhoria constante da SAN no município e promovendo a efetivação progressiva do DHAAS, com impactos positivos na qualidade de vida da população joinvilense. O documento é disponibilizado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
O terceiro Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi construído com base nas deliberações da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada com ampla participação da comunidade. O processo contou também com a presença de representantes do Conselho Municipal de SAN.
“Agora, a Consulta Pública representa mais uma oportunidade para que a população joinvilense contribua diretamente com essa importante ferramenta de planejamento da política de segurança alimentar e nutricional do município”, explica Patrícia.