População de Joinville pode ajudar o município a captar recursos para projetos de Segurança e Educação

Publicada em 22/09/2023 às 08:24
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT, Secretaria de Educação - SED

Até o dia 2 de outubro (segunda-feira), a população joinvilense pode ajudar o município a captar recursos que serão aplicados em dois projetos elaborados pela Prefeitura de Joinville, voltados à Educação e Segurança Pública.

A participação da comunidade será por meio de votação no projeto “Você decide: seu imposto, sua escolha”, realizado pelo deputado estadual Matheus Cadorin.

Ao todo, 30 projetos apresentados por diversos órgãos e entidades de Santa Catarina, disputam recursos que totalizam R$5 milhões e que serão distribuídos, por meio de emendas parlamentares, às propostas mais bem votadas pela população.

A Prefeitura de Joinville concorre com dois projetos selecionados, sendo um deles proposto pela Secretaria de Educação (SED) e, o outro, pela Guarda Municipal.

Programação e robótica nas escolas

O projeto <Lab_Code> é um curso de programação e robótica realizado no contraturno escolar com 1.375 alunos dos anos finais do ensino fundamental, de 27 escolas-polo da Rede Municipal de Ensino de Joinville. O objetivo é oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender a buscar soluções de maneira criativa, usando a tecnologia e exercitando o raciocínio lógico.

O curso tem duração de quatro anos, com novos alunos aderindo ao projeto anualmente. Eles aprendem desde a introdução à linguagem de programação até a criação de jogos, aplicativos e sites, e ainda ferramentas mais complexas de desenvolvimento, como o Python. Ao fim de cada ano, os estudantes também produzem projetos criativos para aplicar todo o conhecimento adquirido durante as aulas.

Com os recursos previstos pela emenda parlamentar, no valor de R$424 mil, o objetivo da Secretaria de Educação é adquirir componentes eletrônicos que proporcionarão a programação na prática, incluindo a automação na vivência dos alunos.

Cão farejador e mais segurança em áreas públicas

Para a área da segurança pública, o projeto apresentado pela Guarda Municipal, da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, prevê recursos no valor de R$493.198,41 que serão utilizados para a aquisição de materiais, equipamentos e armamentos.

Uma das aquisições contempladas é a de um cão de faro, treinado, que ajudará os guardas municipais no combate ao tráfico de drogas em espaços e equipamentos públicos.

Também são previstas no projeto a compra de notebooks e de uma tenda personalizada da Guarda Municipal que serão utilizados para ações educativas nas escolas, com foco na prevenção e combate à violência.

Outros equipamentos previstos são armamentos para serem utilizados em treinamentos, que irão aprimorar a capacidade do agente na proteção da população, bem como a aquisição de armas de condutividade elétrica, utilizadas no uso progressivo da força.

Como votar no projeto “Você decide”

Os projetos selecionados no “Você decide: seu Imposto, sua escolha”, estão apresentados no site do parlamentar, onde também está disponível o link para votação.

Cada cidadão pode votar em um projeto para o qual queira destinar o recurso das emendas parlamentares.

No site, há um vídeo explicativo sobre como votar. Dúvidas e pedidos de esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail vocedecide@matheuscadorin.com.br.