Plantio de orquídeas no Pórtico de Joinville é nesta sexta-feira

Publicada em 04/11/2021 às 12:09
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Na programação do Novembro das Flores, nesta sexta-feira (5/11), um plantio de orquídeas vai ser realizado no Pórtico da Expoville, na rua XV de Novembro. A atividade começa às 14h. Mais de 100 orquídeas da variedade laelia purpurata vão ser plantadas nas palmeiras em frente ao pórtico. São flores brancas, lilás e roxas. A laelia purpurata é a flor símbolo de Joinville e de Santa Catarina.

“O objetivo é transformar essa nossa entrada de Joinville, Cidade das Flores, num diferencial. O local vai ficar cheio de orquídeas e nos meses de primavera, elas se abrem, vai ser um espaço único com muitas flores”, conta a diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Francine Olsen.

As orquídeas que vão ser plantadas no pórtico foram doadas pelo colecionador James Hasselmann. Ele é sócio e foi presidente da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (Ajao) nos últimos quatro anos. A expectativa é que a partir do décimo dia do plantio, as orquídeas comecem a florescer.

“O pórtico é a entrada de Joinville e a primeira impressão é a que fica. O objetivo é que mais pessoas tomem essa iniciativa, que Joinville volte a ser a Cidade das Flores e que o joinvilense tenha orgulho disso. A gente tem que se doar um pouco pela cidade. Quero ainda colocar mais orquídeas nas praças da rua XV de Novembro”, afirma James.

Programação do Novembro das Flores

Festival das Hemerocallis
Quando: 9 a 21/11, das 8h às 17h
Local: Parque dos Hemerocallis, rua Tenente Antônio João, 4257, bairro Bom Retiro
Contato: (47) 3473-0628
R$ 28,00 (inteira) R$ 14,00 (meia – 6 a 18 anos, acima de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha), até 5 anos não paga.

Festival de Flores
Quando: 12 a 15/11, das 9h às 19h
Local: Centro Comercial da Expoville, rua 15 de Novembro, 4315, bairro Glória
Oficinas diversas como bolo com flores comestíveis, cultivo de plantas, exposições, apresentações artísticas, feira de artesanato entre outras atrações.

Feira de Orquídeas
Quando: 12 a 15/11, das 9h às 18h
Local: Orquidário Reinheimer, Estrada Bonita, 3500, Rio Bonito

Rota das Flores Famtour
Quando: 12 e 16/11, saídas às 8h30
Local: Centreventos Cau Hansen (saída do estacionamento dos fundos)
Visita em propriedades de produção de flores, plantas e suculentas. Inscrições pelo e-mail: secult.ute@joinville.sc.gov.br. As vagas são limitadas.

Festival das Orquídeas e Flores
Quando: 13 a 15/11, das 10h às 20h
Local: Parque Adalberto Schmalz e Sede da AJAO, rua Saguaçu, 212, bairro Saguaçu
Exposição e julgamento de orquídeas, venda de flores, oficinas de cultivo, apresentações culturais e gastronomia e Exposição de fotos “AJAO e Festa das Flores, 83 anos de amor, tradição e flor”, lançamento oficial da Festa das Flores 2022. Entrada Gratuita