Planos com foco no desenvolvimento estratégico de Joinville são apresentados

Publicada em 17/11/2022 às 16:40
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Na quarta-feira (16/11), foram apresentados dois importantes planos para o município de Joinville. O prefeito Adriano Silva recebeu o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM) e o Plano de Desenvolvimento do Turismo de Joinville (PEDITS), durante um evento que contou com a participação da sociedade civil, empreendedores, vereadores, representantes de entidades e secretários municipais.

“É fundamental para Joinville termos um planejamento estratégico bem montado. Para onde a cidade vai crescer, qual setor econômico devemos dar mais atenção, que tipo de trabalho devemos desenvolver. Este é um projeto bastante robusto e que dá uma linha, um norte, para a cidade de Joinville”, explica o prefeito Adriano Silva.

Os planos trazem sugestões de metas e ações para o desenvolvimento da cidade e são resultados de um trabalho integrado entre a Prefeitura de Joinville e a sociedade civil, com a consultoria do Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora.

“Envolvemos a comunidade por meio de seminários, quando priorizamos os eixos e passamos a trabalhar os planos de ação. Há um trabalho ainda de levantamento de informações para diagnosticar todos os setores através de dados estatísticos”, explica Jaime Dias Junior, gerente Regional Norte do Sebrae Santa Catarina.

Paralelo ao planejamento das ações e construção do Plano Municipal de Turismo de Joinville, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) colocou em prática a realização dessas iniciativas.

“Desde o ano passado foram mais de 500 entregas nessa área. Algumas se destacam, como a realização do Natal de Joinville, implantação de rotas como o Caminhos de Dona Francisca e Cicloturismo. A Secult trabalhou fortemente para colocar Joinville como um destino turístico. Hoje, cinco agências já incluíram a cidade no pacote de ofertas” informa Guilherme Gassenferth, secretário da Secult.

As estratégias do Plano Municipal de Turismo são organizadas em cinco macrodimensões: Produto Turístico, Comunicação e Apoio à Comercialização Turística, Sustentabilidade Socioambiental, Fortalecimento Institucional, e Infraestrutura e Serviços Básicos.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Joinville

Outro documento apresentado foi o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Joinville. O documento apresenta cinco eixos: Cadeias Produtivas Metalmecânica, Borracha e Plástico; Saúde e Bem-Estar; Turismo, Cultura e Economia Criativa e Colaborativa; Inovação Tecnológica e Logística. A construção envolveu empresas, governo, instituições de apoio, sindicatos, instituições de ensino e pesquisas e lideranças.

“O fato da própria sociedade civil fazer a apresentação dos eixos mostra a relevância que esse plano tem e o quanto é importante o envolvimento de toda a sociedade para que as ações planejadas tenham engajamento e efetividade”, esclarece o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Fernando Bade.

Durante as apresentações, cada representante pode indicar ações já colocadas em prática. Um dos exemplos veio do eixo Cadeias Produtivas Metalmecânica, Borracha e Plástico, que identificou a necessidade de formação profissional para um determinado setor. O resultado foi articulações com o Senai para ofertar o Curso Ponto Zero para a qualificação de operador fresador CNC. As aulas foram oferecidas para profissionais que já estavam empregados e que têm a oportunidade de serem promovidos, abrindo espaço para a entrada de novos trabalhadores.