Planejamento e tecnologia integram ações estratégicas para promoção de Joinville como destino turístico

Publicada em 20/09/2023 às 09:10
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Desde 2021, a Prefeitura de Joinville tem atuado para traçar um planejamento estratégico que vai mapear os caminhos a serem percorridos em busca de um fortalecimento cada vez maior do setor turístico. O resultado desse planejamento foi apresentado a associações, imprensa, empresários, representantes do governo municipal, estadual e federal, além do Poder Legislativo, e todo o trade turístico em um evento realizado na manhã desta terça-feira (19), na Expoville.

A Lei que institui o Plano Municipal de Turismo de Joinville foi sancionada pelo prefeito Adriano Silva. Na prática, o documento prevê a estruturação e o crescimento do turismo no município, de forma integrada e sustentável, pelos próximos dez anos.

“A primeira etapa foi a profissionalização do time do Turismo, onde nós temos profissionais altamente capacitados. Além disso, fizemos o diagnóstico, entendemos o que estava acontecendo com o turismo e assim criamos um plano de acesso. Quando começamos a organizar e registrar também no Ministério do Turismo, começamos a ganhar uma notoriedade e mais pessoas acabam conhecendo a nossa cidade”, detalha o prefeito Adriano Silva.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), Guilherme Gassenferth, o Plano Municipal de Turismo serve para direcionar os caminhos a serem seguidos quando se fala em promoção turística.

“Esse é um instrumento que foi construído com a mentoria do Sebrae, em parceria com a Prefeitura e o setor privado de Joinville para que a cidade chegue em um lugar de destaque que é Joinville sendo referência em turismo no país”, explica o secretário.

O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, destacou o potencial econômico do setor. “Quando a gente enxerga que o turismo é uma matriz econômica, você consegue dar a importância que a área tem. O turismo deixou de ser um lazer de fim de semana, férias. Ele é uma matriz econômica para as cidades. Eu só tenho a aplaudir o que Joinville vem fazendo. Joinville é um case de sucesso para Santa Catarina”, afirma.

Tecnologia para apresentar Joinville como destino turístico

Entre os destaques apresentados para o público, a plataforma visitejoinvillevirtual.com.br é uma maneira das pessoas conhecerem virtualmente pontos turísticos da cidade.

Com o auxílio de uma assistente virtual, qualquer pessoa tem acesso as informações em quatro línguas diferentes, além do português. O serviço tem tradução para libras, inglês, espanhol e alemão. E inicia com o visitante sendo recepcionado no pórtico da cidade e podendo escolher entre temas como a história do município, atrativos culturais, rurais, áreas verdes, turismo náutico, rotas turísticas, gastronomia e cervejarias, hospedagem e eventos.

Outra novidade apresentada foi o vídeo de promoção da cidade. Com imagens e trilhas que transmitem sensação de movimento, a ideia é mostrar esse novo momento que a cidade vive. Com o tema “Joinville é”, o telespectador conhece uma cidade de música, cultura, dança, diversão, gastronomia, beleza, tradição, história, paisagens naturais, hospitalidade, tecnologia, negócios, grandes eventos, esporte, e experiências.

Esses materiais são resultados da ação desenvolvida pelo Convention Visitors Bureau, viabilizado por meio do convênio com a Prefeitura de Joinville.

“Nós estamos com uma parceria muito interessante com o Convention, que é a entidade que reúne empresas ligadas ao turismo e eventos para promoção turística da cidade. A partir desse convênio, nós estamos indo a feiras, entregando novos materiais de papelaria sobre a cidade, além do lançamento do vídeo e da plataforma. Uma série de ações que vão elevar Joinville para um outro patamar de divulgação turística”, destaca Gassenferth.

“Para nós é muito importante estar em parceria com a Prefeitura nessa caminhada, pois reflete diretamente no setor. A gente acredita que um destino turístico consolidado atrai mais eventos e consequentemente, movimenta a economia da cidade, contribuindo com o desenvolvimento econômico de Joinville”, ressalta o presidente do Convention Visitors Bureau de Joinville, Giuliano Rodrigo de Mello.

Ministério do Turismo escolhe Joinville para Programa Destinos Turísticos Inteligentes

A coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Moura, participou do evento e falou sobre a importância de Joinville receber a metodologia do Programa Destinos Turísticos Inteligentes.

Segundo ela, nos próximos dias, o Ministério do Turismo estará na cidade para articular as ações junto ao Instituto Ciudades del Futuro (ICF), que foi contratado pelo Mtur para este trabalho.

“É um momento bem precioso para Joinville. A cidade vai estar sendo um dos destinos modelos, trabalhando essa questão dos destinos turísticos inteligentes, voltada para uma gestão integrada. Então não só para atender cada vez melhor o turista, mas também para a sua comunidade local”, explica a coordenadora.