Pista de patinação no gelo encanta público que visita o Natal de Joinville

Publicada em 23/11/2022 às 10:30
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Em pleno calor joinvilense, o gelo é a base de uma das atrações que está chamando a atenção de quem visita o circuito do Natal de Joinville 2022. Este ano, uma pista de patinação no gelo com 200 metros quadrados foi montada dentro do Ginásio Abel Schulz.

Às 17h desta terça-feira (22/11), as primeiras pessoas que fizeram agendamento para patinar entraram na pista para se divertir.

A adolescente Valentina Lovatto de Souza, de 14 anos, era uma delas. Mesmo com a experiência de quem já fez patinação artística, no gelo foi diferente.

“É bem mais lisa. No começo foi bem difícil, mas depois fui pegando o jeito e aí foi ficando mais fácil”, conta Valentina.

Quem também aproveitou para brincar com o filho foi Anderson Alves de Oliveira. Ele e Eduardo estavam passeando pelo Centro quando resolveram conhecer o local em que a pista está montada. Como alguém havia faltado no horário do agendamento, eles conseguiram patinar.

“Está sendo uma experiência única. O garoto tá empolgado, não sabe patinar, eu também não, tô aprendendo agora. É a primeira vez que estou vendo isso e acho uma experiência incrível”, diz Anderson.

“É legal, divertido, uma atração diferente. Patinar eu não sei, tô aprendendo, mas a minha filha tá ‘dando um baile’ em mim. O que eu tenho para dizer é que vale a pena. Entre no site, agende o seu horário, pode vir porque é gostoso, é uma emoção diferente”, convida Aluísio Santos Ferrari.

Todas as segundas-feiras, a Prefeitura de Joinville abre o agendamento para as vagas disponíveis naquela semana. O site para reservar um horário é o www.nataldejoinville.com.br. Para se cadastrar é necessário informar o número do CPF. É permitido que cada pessoa patine uma vez na semana.

Crianças que não tenham CPF podem usar o número do documento dos pais. É necessário ter mais de cinco anos. Mulheres grávidas ou pessoas que tenham contraindicação médica não podem patinar. Os equipamentos e as orientações necessários para a prática são fornecidas antes de entrar na pista.

A pista de patinação no gelo tem uma espessura de aproximadamente 15 centímetros e é mantida em uma temperatura de menos 15 graus. Três máquinas são responsáveis por manter a pista com gelo. A estrutura conta com uma serpentina que funciona semelhante ao sistema de um refrigerador. Além da água, é utilizado um produto chamado glicol, que em contato com a serpentina, produzem o gelo.

Variada programação gratuita

A região central de Joinville está convidativa para um passeio em família e com os amigos. Na Praça Dario Salles, a Vila do Papai Noel, com a presença do Bom Velhinho encanta as crianças. Em casinhas menores, empreendedores comercializam produtos típicos natalinos.

Na Praça da Bandeira, a Vila da Neve tem uma estrutura robusta, com painel instagramável, castelo com direito a torre. Quando o visitante menos espera, a neve cai em vários pontos da praça transformando adultos em crianças e colocando sorriso no rosto das pessoas.

A Praça Nereu Ramos é o local para quem quer brincar no carrossel. Todos os espaços com muitas luzes e colorido que encantam o público, formando um verdadeiro circuito com as ruas iluminadas e decoradas.

As atrações do Natal de Joinville funcionam de terça a sexta-feira, das 17h às 22h e no sábado e domingo, das 15h às 23h.

“Estamos muito felizes. O nosso maior desejo era que o joinvilense tivesse um Natal encantado, com muita diversão, alegria e que pudesse curtir com a família. Tragam seus filhos, venham com as famílias porque essa é uma festa linda de Natal, feita especialmente e com muito carinho para os joinvilenses aproveitarem”, diz a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin.

A única atração do Natal de Joinville em que há cobrança de ingresso é o espetáculo musical Illuminare. Os ingressos estão disponíveis no site www.nataldejoinville.com.br com preços a partir de R$ 10. O musical começa a ser exibido no dia 7 de dezembro, no Centreventos Cau Hansen.