Pilhas e baterias agora podem ser descartadas nos Pontos de Entrega Voluntária de resíduos eletrônicos

Publicada em 26/09/2023 às 13:51
Relacionado a:

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), ampliou a lista de materiais que podem ser descartados nos Pontos de Entrega Voluntária de resíduos eletrônicos (PEVs). A partir de agora, esses locais recebem também pilhas e baterias usadas.

Os PEVs, que até então estavam preparados apenas para receber resíduos eletroeletrônicos, foram adaptados com um recipiente contentor onde as pilhas e baterias podem ser acondicionadas sem oferecer riscos de contaminação ao meio ambiente.

Os resíduos eletroeletrônicos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em um dos seguintes locais: na Unidade Regional de Obras Oeste (Vila Nova), na Unidade Regional de Obras Sudeste (Paranaguamirim), na Unidade Regional de Obras Centro-Norte (Costa e Silva) e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Aventureiro.

A ação é uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Também participam da iniciativa a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra) e a empresa Ambiental.

O que pode ser descartado no PEVs: CPUs e servidores, fontes, memória, processador, HDs, drives de CD e DVD, coolers, mouses, teclados, estabilizadores e notebooks, celulares, telefones, rádio comunicadores, aparelhos de CD/DVD/Blue-ray, som, cabos e fios em geral, bem como impressoras, scanners, fax, copiadoras, modem e roteadores, monitores LCD, CRT, LED e plasma, e eletrodomésticos diversos, tais como ferro de passar roupa, chuveiro, sanduicheira, secador de cabelo, forno de micro-ondas, entre outros.

No site da Prefeitura de Joinville há informações sobre como fazer o descarte correto de resíduos. Confira as informações neste link

Ecopontos

Além dos PEVs destinados à coleta de resíduos eletroeletrônicos, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), em parceria com a Ambiental, conta com os Ecopontos.

Os equipamentos são destinados à coleta seletiva e possuem compartimentos específicos para o descarte de materiais classificados em plástico, papel, vidro e metal. Pilhas e baterias também podem ser descartadas no local.

Já resíduos como guardanapos, papel higiênico, fraldas usadas, restos de alimentos e recipientes com líquidos devem ser destinados ao lixo comum para encaminhamento à coleta convencional.

Uma das unidades de Ecoponto está instalada no pátio do Centreventos Cau Hansen e, a outra, no Parque São Francisco, no bairro Adhemar Garcia. Os equipamentos estão 24h disponíveis para uso da população.

Os materiais descartados nos Ecopontos são coletados periodicamente pela Ambiental e rateados entre as cooperativas oficializadas.