Parque Natural Municipal da Caieira passa a contar com Plano de Manejo

Publicada em 19/08/2021 às 18:22
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA, Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville (SAMA) apresentou nesta quinta-feira (19) o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Caieira. O documento estabelece o zoneamento, as normas de uso e o manejo dos recursos naturais do Parque, que é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

A apresentação foi realizada na entrada do parque e uma cópia do documento foi entregue para o prefeito Adriano Silva, secretários de Educação e de Cultura e Turismo, Diego Calegari e Guilherme Gassenferth, respectivamente, ao presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer e para Francisca do Nascimento Schardemg, presidente da Associação de Moradores do Adhemar Garcia.

“Para nós é um grande presente, porque nós temos uma boa área de preservação. Meu maior orgulho é ter ajudado a construir esse Plano de Manejo para que a nossa comunidade tenha mais um lugar para visitar, com segurança”, afirma Francisca.

O Prefeito Adriano Silva reforçou a importância que a área tem tanto para estudos, quanto para ser desenvolvido como um local para a comunidade ter contato com a natureza. “Esse é um espaço que merece receber avanços para que seja ainda mais utilizado para atividades de educação, cultura e lazer”

O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Caieira foi concluído antes do prazo determinado pela Justiça. Acesse o documento na íntegra

“Este é um documento final que indica a forma de uso e a proteção do parque, que é de proteção integral, e o principal uso dele é para estudo, pesquisa e contemplação com as visitas do público”, explica Luiz Tourinho, diretor executivo da SAMA.

O Parque Natural Municipal da Caieira fica localizado na rua Waldemiro Rosa, 1636, no Adhemar Garcia e está aberto de quarta a domingo, das 8h às 18 horas. Devido a presença de espécies nativas, é proibido o acesso de animais de estimação.

O parque foi criado em 2004, com o objetivo de conservar e proteger amostras do ambiente de manguezal e restinga e proteger os sítios arqueológicos de Sambaqui, localizados na área. Também oferece ao público a possibilidade de acesso a ambientes ecológicos para atividades de educação e recreação, em contato com a natureza. São aproximadamente 360 espécies de animais que podem ser avistadas. O destaque fica para o Guará Vermelho, que está em extinção, mas pode ser contemplado no local. O parque conta ainda com uma praça equipada com brinquedos para crianças.