Gostinho de Carnaval em pleno novembro: em Joinville, uma parceria entre a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) e o Instituto Natal Joinville combina o ritmo e a animação carnavalesca à magia natalina em desfiles que encantam adultos e crianças, com direito a carros alegóricos, personagens especiais, além de muitas cores e luzes.
Esta é a segunda edição em que as duas instituições se unem para abrilhantar ainda mais os desfiles natalinos, que neste ano são realizados na rua Rio Branco, no Centro da cidade. As próximas edições ocorrem nos dias 28 e 29 de novembro (sexta-feira e sábado), a partir das 20h, com concentração no Museu Nacional de Imigração e Colonização.
E para tudo dar certo na “avenida”, muito trabalho acontece nos bastidores, a começar pela concepção do desfile. “Neste ano, pela primeira vez, o desfile é uma continuidade da história de Francisca, contada no espetáculo de abertura. Continuamos a passagem pelos mundos encantados de Joinville, que são retratados por meio dos carros alegóricos, das coreografias e figurinos”, explica Camila Duarte, presidente do Instituto Natal Joinville.
Cerca de 200 pessoas participam dos desfiles, entre integrantes da MOA Companhia de Dança, alunos das fanfarras de escolas municipais e participantes do Programa Dança na Escola. Além disso, estão presentes os personagens tradicionais do Natal joinvilense, como o Fritz, o Boneco de Neve, o biscoito Fefa, os duendes Chineque e Chimia e, é claro, o Papai Noel.
“O desfile de Natal tem uma magia diferente porque toca o lado lúdico, envolve muito as crianças que vão assistir. Enquanto parte técnica, sempre prezamos pelo bom andamento do desfile, mas não é tão técnico quanto o Carnaval. É preciso mesclar a técnica com a emoção das pessoas, para que elas se sintam prestigiadas”, explica Gabriel de Paula, presidente da LIESJ.
Carro alegórico com mais de 1.500 flores feitas à mão
Os dois carros alegóricos que percorrem a rua Rio Branco atraem os olhares do público, e não é à toa: com mais de seis metros de comprimento e quase três metros de altura, eles trazem a imponência dos desfiles de Carnaval em clima natalino.
Os carros, assim como os dois triciclos, são produzidos por um ateliê em que nove pessoas trabalham para dar vida às alegorias. Já nos desfiles, em média 20 integrantes da LIESJ se revezam para conduzir os carros e orientar os integrantes, garantindo a harmonia e a evolução.
Um dos carros é inspirado no EPCOT International Flower & Garden Festival, da Disney, que traz esculturas que remetem a jardins. O tradicional personagem Fritz, por exemplo, recebeu cerca de 800 flores de plástico feitas à mão para garantir textura semelhante à da atração estadunidense. Em todo o carro, são mais de 1.500 flores.
“O conceito do primeiro carro é esse, por isso o Fritz e as renas são verdes e a Rosalía, que representa o mundo das flores, é o destaque. São flores plásticas cortadas à mão igualmente e, como foram abertas, dão a impressão de que são flores reais”, explica Gabriel.
Já o segundo carro simula uma fábrica de presentes e se relaciona também à história industrial da cidade. “O carro tem esteira, efeitos e luzes piscando”, conta o presidente da LIESJ. Todo esse trabalho é feito em conjunto, desde a concepção do desfile à operacionalização dos carros.
“O maior legado dessa parceria é uma instituição estimulando o profissionalismo da outra. A mão de obra especializada do Carnaval é usada antes, gerando receita para a Liga, para as escolas e com contratação de mão de obra”, destaca Gabriel.
Já para o Natal, contar com a expertise do Carnaval faz toda a diferença. “Eles são parceiros fundamentais porque entendem do assunto, confeccionam e operacionalizam os carros e trazem esse conhecimento para a gente sobre o desfile”, reforça Camila.
Além dos desfiles programados para o próximo fim de semana, há outros dois marcados para os dias 5 e 6 de dezembro, também a partir das 20h, na rua Rio Branco. A atração é gratuita e aberta ao público.
Nos desfiles de dezembro, a comunidade pode, inclusive, desfilar também. Para isso, basta preencher o formulário de inscrição disponível no Instagram @nataldejoinville, no destaque “Desfiles”. A participação é gratuita, mas é necessário estar caracterizado com acessórios ou vestimentas natalinas.
Promovido pela Prefeitura e realizado pelo Instituto Natal Joinville, com apoio de entidades e empresas privadas, o Natal de Joinville reforça o poder transformador da cultura, do turismo e das tradições locais, prometendo um fim de ano inesquecível para Joinville e seus visitantes.