Ouvidoria da Prefeitura recebeu mais de 60 mil processos em 2022

Publicada em 14/03/2023 às 16:39
Relacionado a: Secretaria de Comunicação - SECOM

Mais de 60 mil manifestações foram recebidas pela Ouvidoria da Prefeitura de Joinville no ano passado. Um aumento de 3,73% no número de processos em relação a 2021. Apesar do crescimento na demanda, o processo evolui no tempo de resposta, que atualmente é quase três vezes mais rápido do que nos anos anteriores. Uma inovação adotada pela Secretaria de Comunicação (Secom) foi a possibilidade do morador realizar o registro via aplicativo Joinville Fácil.

“Hoje cerca de 20% dos nossos registros já são feitos pelo aplicativo, que é uma forma mais fácil de fazer e acompanhar o registro. Pela Ouvidoria, o morador de Joinville tem essa proximidade com a Prefeitura”, avalia o secretário de Comunicação de Joinville, Thiago Boeing.

Em 2022, foram, no total, 60.438 processos do tipo “Atendimento ao Cidadão” que podem ser reclamação, denúncia, informação, sugestão ou elogio sobre serviços, atividades e agentes públicos. A Ouvidoria é responsável pelo recebimento e encaminhamento dos pedidos de informação, com base na Lei 12.527/2011. A maioria dos processos (54,17%) recebidos ano passado foi em relação à Secretaria de Infraestrutura Urbana. Em seguida, processos com relação à Saúde (27,10%) e na sequência, os da Educação (7,32%).

No item “denúncia”, a grande maioria dos processos se refere a imóveis particulares (36,09%). Na classificação “informação”, mais de 80% das manifestações (81,69%) são referentes a orientação como horário de funcionamento de unidades, endereços, entre outros.

A Ouvidoria é um espaço aberto para a participação social. O registro de manifestação ou pedido de informação permite ao cidadão receber um parecer do município e contribuir com o aprimoramento da administração pública municipal.

Onde fazer um registro na Ouvidoria

As manifestações de Ouvidoria são recebidas via aplicativo Joinville Fácil (facil.joinville.sc.gov.br), site (joinville.sc.gov.br), atendimento telefônico (telefone 156) ou pessoalmente (na Secretaria de Comunicação, na sede da Prefeitura).

É possível realizar o atendimento da Ouvidoria pelo aplicativo Joinville Fácil, desde setembro do ano passado. A principal vantagem do registro no app é a possibilidade de acompanhar cada passo da solicitação, desde o recebimento por parte da equipe de Ouvidoria até as devolutivas dadas pelas unidades responsáveis. Além disso, é uma opção com registro 24 horas por dia.

A equipe da Ouvidoria recebe a manifestação e encaminha para a unidade ou unidades responsáveis pelo atendimento. Na medida em que estas unidades respondem à manifestação, o usuário pode acessar o retorno diretamente no aplicativo. No fim do processo, também é possível avaliar o atendimento.

A funcionalidade foi desenvolvida a partir da parceria entre as secretarias de Comunicação (Secom), responsável pela Ouvidoria, e de Administração e Planejamento (SAP). O desenvolvimento pela equipe interna garantiu a integração total com os sistemas já utilizados pelos times.

O aplicativo Joinville Fácil está disponível para celulares Android e iOS, além de contar também com uma versão web (facil.joinville.sc.gov.br) para quem preferir utilizar pelo computador. Para usar é necessário criar um login diretamente no aplicativo.

O usuário vai selecionar qual o tipo de manifestação deseja fazer: se é solicitar um serviço ou melhoria, registrar uma denúncia, fazer um elogio, uma reclamação, sugerir uma forma de desburocratização (na opção “simplifique”) ou uma proposta de melhoria em geral.

O joinvilense também pode informar se permite que seus dados sejam compartilhados com outras unidades para melhor atender ao processo. Esse compartilhamento é exclusivamente para agilizar o atendimento e se restringe aos dados fundamentais para dar andamento ao fluxo de busca de informação.