Orquidófilo joinvilense de 90 anos é estrela da campanha da 82ª Festa das Flores

Publicada em 11/11/2022 às 10:26
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A partir de terça-feira (15/11), Joinville volta a ganhar um colorido especial com a volta da Festa das Flores, após dois anos sem ser realizada em função da pandemia. Esta será a 82ª edição do evento.

Enquanto a grandiosa exposição é preparada no pavilhão da Expoville, o clima da festa já contagia Joinville e região com a campanha veiculada nos meios de comunicação. Com diferentes formatos, as peças convidam o público a prestigiar o evento que, neste ano, traz o tema “Juntos outra vez”.

Junto com a imagem da orquídea Laelia Purpurata campeã em 2019, que estampa a logomarca desta edição, o destaque da campanha da 82ª Festa das Flores é a participação de Rodrigo Nessler, presidente de honra da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO).

Aos 90 anos de idade, Rodrigo Nessler é apaixonado por orquídeas há mais de cinco décadas, quando recebeu suas primeiras mudas como pagamento pela compra de anzóis que fez em sociedade com o amigo, Gustavo Richter, também ex-presidente da AJAO.

Rodrigo faz parte há 47 anos da AJAO, sendo atualmente o associado mais idoso em atividade e um dos agremiados com mais tempo de contribuição. Diariamente, ele dedica cerca de duas horas para cuidar das cerca de 1 mil plantas. Assim como as orquídeas, a Festa das Flores também faz parte da vida de Rodrigo Nessler.

“Desde que entrei na AJAO frequento a Festa das Flores. Depois do expediente, íamos trabalhar na montagem da festa, isso desde a época em que ela acontecia na Sociedade Ginástica, na Catedral, no Centreventos Cau Hansen, até ir para a Expoville”, relembra o veterano.

“Foi muito gratificante. Achei interessante. Pensei até que tinha queimado o filme, mas que nada, ficou bonito”, brinca Rodrigo sobre a experiência de estrelar a campanha da 82ª Festa das Flores.

Estrutura para encantar o público

Alguns números expressam a grandiosidade da exposição. Para compor o cenário, que tem relevo e caminhos para o público percorrer e se maravilhar com as flores, estão sendo utilizados 500 m³ de areia, que foram transportadas em 25 carretas, além de cerca de 50 mil tijolos.

Só de grama, são 800 m². Serão mais de 1,8 mil exemplares de orquídeas. Já as plantas ornamentais serão mais de 20 mil, incluindo espécies de grande porte. Completando o cenário, haverá lagos com pelo mais de 20 mil litros de água.

Entre as demais atrações do evento, estão as oficinas de cultivo; mercado de plantas com 45 expositores e opções de produtos a partir de R$10; feira multissetorial com 180 expositores e produtos que variam de artigos de decoração a produtos coloniais, passando por energia renovável até veículos; além de estandes destinados à moda e beleza; praça gastronômica temática da Rua das Palmeiras, com 21 estandes e food trucks, além de cervejarias artesanais e espaço kids; e, ainda ampla programação cultural, com música, dança e os tradicionais concursos.

A Festa das Flores é realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO).

Horários e ingressos

– De terça-feira a sábado (15 a 19/11), o horário de funcionamento da 82ª Festa as Flores será das 9h às 22h e, no domingo (20/11), das 9h às 20h.

– Os ingressos custam R$15 (inteira) e R$7,50 (meia entrada para idosos e estudantes com comprovante). Crianças de até 5 anos não pagam.

– Os valores do estacionamento são R$15 (carro e moto), R$25 (van) e R$60 (ônibus), mesmos valores praticados em 2019.

– Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo site www.festadasflores.com.br, onde também está disponível toda a programação e demais informações sobre o evento.