Oficinas tiram dúvidas sobre o Simdec Joinville 2021

Publicada em 29/07/2021 às 18:20
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Neste ano, os editais de fomento à cultura de Joinville passaram por mudanças e desburocratização dos processos. Para apresentar as alterações e tirar dúvidas, diferentes ações estão sendo realizadas.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult) promove em agosto nove oficinas abertas à comunidade para explicar os novos editais do Simdec – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura.

“Queremos mostrar que os processos estão menos burocráticos, mais ágeis e com fluxos diferentes. Vamos ainda aproveitar para falar rapidamente de temáticas afins como economia criativa e mostrar como a cultura é um vetor de desenvolvimento”, explica o gerente de Cultura da Secult, Cassio Correia.

Os encontros vão ocorrer em diferentes locais da cidade abrangendo todas as regiões. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas na página especial sobre o Simdec, onde também estão todas as informações sobre os editais, ou pelo telefone 3433-2190, no setor de Cultura da Secult. As informações de datas, locais e horários também estão disponíveis no link. As oficinas serão presenciais, porém com limitação de público e seguindo todos os regramentos sanitários contra a Covid-19.

Ainda de acordo com o gestor, a ideia é que participem do encontro artistas, produtores, e a comunidade em geral. “Gostaríamos de trazer também para essa conversa pessoas que nunca participaram do processo, por isso nossos encontros serão em regiões diferentes, e em espaços como, por exemplo, associações de moradores. A ideia é mostrar as potencialidades e possibilidades dos editais”, afirma.

Os encontros serão na Estação da Cidadania do Aventureiro (antes chamado de CEU), unidade Sesc Vila Nova, Casa Brasil Norte, ABF – Associação de Moradores dos Bairro Floresta, Amorabi – Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga, Teatro Juarez Machado e Casa Brasil Sul. A primeira oficina está marcada para o dia 3 de agosto.

Vídeo e perguntas e respostas ajudam a esclarecer dúvidas sobre o Simdec

Na página especial do Simdec os interessados em submeter projetos encontram conteúdos específicos que facilitam o entendimento dos editais.

Foi produzido um vídeo com o passo a passo da inscrição, mostrando principalmente como deve ser o preenchimento e envio dos documentos. Além disso, ao acessar o link, o proponente encontra uma série de perguntas e respostas sobre os editais. São onze questionamentos que abrangem desde as taxas bancárias que precisam ser previstas no orçamento da proposta até quem pode enviar projetos.