No clima natalino, cerca de 300 pets participaram de Caminhada Pet Todas as Vidas Importam

Publicada em 14/12/2023 às 10:33
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET, Secretaria de Esportes - SESPORTE

O famoso bordão “alerta de fofura”, comum nas redes sociais, traduz o que Joinville viveu na noite de quarta-feira (13/12), com a Caminhada Pet Todas as Vidas Importam. A primeira edição do evento teve a participação de cerca de 300 tutores com os seus animais.

Cachorrinho, coelho e até uma coruja. Os pets chamaram a atenção por onde passaram. Ao todo, 33 animais foram inscritos para participar do concurso que presenteou os três mais enfeitados. No palco, eles desfilaram e foram avaliados por uma comissão julgadora.

O primeiro lugar foi para o yorkshire Floquinho, de apenas 4 meses. A tutora Adrya Correa conta que apesar da pouca idade, Floquinho é acostumado a passear. “Ele já foi para praia, shopping, vai por tudo”. E para o desfile, teve preparação especial. “A gente misturou um pouco de guirlanda com árvore de Natal e fizemos o enfeite para ele. Imaginamos que as pessoas viriam com as roupinhas prontas de Papai Noel. Então decidimos criar e usar festão, bolinha. Eu acho muito importante iniciativas como essa, porque a vida deles também importa”, afirma Adrya.

O segundo lugar foi para os cachorrinhos Sasha e Cadu, que estavam acompanhados do tutor Murilo. E a terceira colocada foi a coelhinha Zoe. Além da roupinha, a caixinha de transporte também recebeu decoração especial.

A gente se preparou bastante. A minha mãe já estava sabendo. Aí a gente foi comprar as coisas, decoramos a cesta para ela arrasar. Ela não tem nem um ano ainda”, conta a tutora Paola Marcon Lemes que estava acompanhada da mãe Perla.

Até mesmo os animais que têm uma missão voltada para a área da segurança pública, na quarta-feira aproveitaram para se divertir. É o caso do Beethoven e do Duff, cães dos Bombeiros Voluntários de Joinville e do Horus, cão da Guarda Municipal de Joinville.

Cinco cães acolhidos pelo Centro de Bem-Estar Animal de Joinville também participaram da atividade e tiveram um momento de desfile exclusivo. Com plaquinhas com os dizeres “me adote”, a oportunidade foi também para conscientizar sobre a importância da adoção responsável de animais.

“Foi um verdadeiro sucesso. Estamos extremamente felizes com o resultado. Conscientizamos as pessoas que o trânsito é de todos. Passeamos pelas vias públicas com toda a segurança. É a coroação de um trabalho de conscientização que fazemos o ano todo. No trânsito, todas as vidas importam. E é isso que nós buscamos. O respeito e um trânsito mais seguro para todos, explica a gerente da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio.

A Caminha Pet Todas as Vidas Importam foi uma realização do Departamento de Trânsito de Joinville e da Secretaria de Esportes e contou com o apoio das demais secretarias da Prefeitura de Joinville.

Integrantes do Movimenta Joinville também participaram da Caminhada que passou pelas ruas Rio Branco, Hermann August Lepper, Princesa Isabel, Rua do Príncipe, Rua das Palmeiras e retornou ao Palco Cultural do Natal de Joinville, na Travessa Dr. Norberto Bachmann, percorrendo, desta forma, o circuito natalino.