Natal de Joinville vai ter desfile, atrações nas praças e diversas atividades gratuitas

Publicada em 19/10/2023 às 17:39
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

O clima natalino começa a tomar conta de Joinville. Na manhã desta quinta-feira (19), a Prefeitura e o Instituto Natal de Joinville lançaram a programação que vai contar com várias atrações. Uma delas, e que surge como uma novidade, é o Desfile de Natal. Tem ainda o Carrossel, pista de patinação no gelo e um doce criado especialmente para o evento: o chinequetone.

“Essa é uma festa que atrai as famílias joinvilenses para as praças públicas e, com certeza, elas vão se surpreender com o que estamos preparando. Para mim, o Natal sempre teve um significado muito especial, com a reunião da família e é isso que eu vejo em Joinville, todos aproveitando esse momento tão precioso”, afirma o prefeito Adriano Silva.

O tema deste ano é a Fábrica Encantada do Natal, em alusão à vocação que a cidade tem no setor industrial. As praças da região central de Joinville vão se transformar em espaços instagramáveis, decorados e temáticos que prometem encantar os joinvilenses e turistas.

A Praça da Bandeira vai ser a residência oficial do Papai Noel, com a casinha decorada e climatizada, o espaço será identificado como a Fábrica dos Sonhos. Ao redor da residência do personagem ilustre do Natal, um vilarejo com expositores locais e a tradicional máquina de neve que faz os olhos de crianças e adultos brilharem.

Dentro do circuito natalino, a Praça Dario Salles será a Fábrica das Brincadeiras. Um local onde vários brinquedos gigantes vão proporcionar um ambiente lúdico, criativo e mágico para que as crianças soltem a imaginação. Nesse local, totalmente integrado ao cenário e ambiente natalino, as crianças também poderão brincar e interagir.

Na Praça Nereu Ramos, a Fábrica de Doces vai decorar o ambiente. Onde fica o palco, será montado um espaço para que as crianças possam participar de oficinas como a pintura de bolachas. Como tradicionalmente ocorre, é nessa praça que será instalado o carrossel.

“A gente manteve o crescimento do Natal e também o primeiro pilar que é formado pelo Instituto, poder público, por meio da Prefeitura e a sociedade civil, que são nossos patrocinadores. Neste ano, formamos o tripé criativo, em que reunimos urbanistas, arquitetos, paisagistas e cenógrafos. Assim, conseguimos trazer novidades com a cara de Joinville e que o joinvilense vai amar”, destaca o presidente do Instituto Natal Joinville, Ozei Luiz da Silva.

A abertura do Natal está programada para o dia 12 de novembro, em frente a Prefeitura de Joinville, quando também ocorre o acendimento das luzes. A partir de então, todas as atrações estarão recebendo o público até o dia 6 de janeiro.

“A comunidade também está se engajando, teremos eventos comunitários promovidos pelas instituições e mais duas ruas em que os moradores estão se dedicando para torná-las pontos de visitação”, conta o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

Entre as atrações confirmadas estão a praça gastronômica; o túnel de luzes na Rua do Príncipe; iluminação das ruas; apoio aos moradores da Rua do Papai Noel, entre outras ações. O Natal de Joinville será inclusivo, com atrações para todas as pessoas e equipe capacitada para atendimento.

Atrações para 2023

– Desfile de Natal
Personagens que fazem parte do imaginário das crianças e adultos e que lembram o Natal, vão encantar o público no Desfile de Natal que vai percorrer a região Central de Joinville. A atração será realizada sempre aos sábados.

– Presépio
Em frente a Prefeitura, será montado grande presépio. Além disso, a fachada do prédio será totalmente decorada. Na Praça Dario Salles, uma árvore natalina deve chamar a atenção de quem passar por lá. É que ao lado dela serão instaladas bicicletas para que o público interaja, já que o acendimento das luzes da árvore vai depender do ritmo com que as pessoas vão pedalar.

– Concurso de presépios, fachadas, vitrines e residências
Além dos tradicionais concursos de fachadas, vitrines e residências que incentivam que a população decore seus ambientes e assim deem vida ao Natal de Joinville, este ano, uma das novidades é o concurso de presépios. Além de homenagear o fato de fazer 800 anos desde que foi montado o primeiro presépio, a ideia é preservar a tradição que é reproduzida todos os anos pelos joinvilenses que representam o nascimento de Jesus.

– Pista de patinação no gelo
Assim como em 2022, a pista de patinação no gelo, com cerca de 200 metros quadrados, será montada no Ginásio Abel Schulz, no Centro de Joinville, integrada ao circuito natalino. A patinação será gratuita e é uma oportunidade para que milhares de joinvilenses e turistas vivam essa experiência.

– Feira Natal Feito à Mão
A tradicional Feira Natal Feito à Mão será montada no Centro de Convenções Alfredo Salfer, anexo ao Centreventos Cau Hansen. Os expositores têm se organizado e preparado itens especiais para oferecer aos consumidores.

– Produtos Natalinos
Entre os produtos comercializados pelo Instituto Natal Joinville, a grande novidade deste ano é o “chinequetone”. Com uma receita desenvolvida pelo curso de Gastronomia da Univille, a iguaria vai reunir a cultura gastronômica preservada em Joinville por meio do chineque e o tradicional panetone. Um livro, meias e cervejas artesanais com o rótulo natalino também entram para as opções de presentes que podem ser adquiridas.

– Corrida Ho-Ho-Run
A corrida está programada para o dia 3 de dezembro e será organizada pela Number Esportes.