Natal de Joinville realiza visita guiada com áudiodescrição para pessoas com deficiência visual

Publicada em 13/12/2023 às 18:41
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Prefeitura de Joinville e o Instituto Natal Joinville realizaram uma visita guiada pelos espaços natalinos no Centro de Joinville com áudiodescrição para pessoas cegas. A ação marca o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, em 13 de dezembro.

A atividade começou na praça da Biblioteca Pública, no final da tarde de terça-feira (12/12). De lá, os participantes foram para a Praça Nereu Ramos, Travessa Bachmann, Praça da Bandeira, Praça Dario Salles e Ginásio Abel Schulz.

Sete pessoas com deficiência visual participaram, elas receberam um aparelho com fone de ouvido. Uma áudiodescritora ia falando detalhes de cada ambiente, cenários, informações, cores e detalhes. Depois de ouvir as explicações, os participantes podiam explorar os ambientes, tocar nas decorações e aproveitar as atrações como o carrossel e a pista de patinação.

Um dos mais atentos era o pequeno Arthur, de 10 anos, que ficou totalmente cego aos 4 meses de idade, após um deslocamento de retina. Arthur estava com o pai e a mãe, ouvindo cada detalhe, da áudiodescrição da visita guiada.

“É a primeira vez que participamos. Meu filho está adorando, é muito importante para ele. Por conta da rotina, a gente sabe que só os pais falando, acaba não mostrando tudo. A gente não dá tantos detalhes como ela, uma profissional, com técnica diferente para ele saber de tudo e mais um pouco, é outro mundo de percepção”, fala a mãe de Arthur, Ana Paula de Melo Matias.

A nadadora Daiane Janing, de 31 anos, foi com o irmão Alan, de 17 anos. Os dois são deficientes visuais desde que nasceram. “Tô gostando muito, do jeito que foi elaborada essa estrutura, na minha opinião, parece algo bem criativo. Eu acho muito boa essa iniciativa porque é o jeito que nós, cegos, podemos saber como está feito o Natal de Joinville, os enfeites. Eu me sinto incluída. É importante a gente ter a mesma oportunidade das pessoas que enxergam”, avalia Daiane.

“O Natal de Joinville é para todos. Temos esse cuidado de que todos possam vir e curtir com inclusão e acessibilidade. Estamos fazendo esse passeio com acompanhamento em áudiodescrição em tempo real, mas todos os dias as pessoas cegas podem vir e ter acesso a áudio descrição”, explica a diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo, Francine Olsen.

A áudiodescrição fica disponível na sala de acolhimento no ginásio Abel Schulz, que está aberta no mesmo horário de funcionamento das atrações do Natal. De terça a sexta-feira das 17h às 22h e nos fins de semana das 15h às 23h.

Natal Inclusivo

O Natal de Joinville tem atrações adaptadas para atender pessoas com deficiência, com rampas de acesso para chegar nas atrações e banheiros acessíveis em diversos pontos do Centro.

No Ginásio Abel Schulz, há uma sala para acolhimento, orientação e descanso para pessoas com deficiência e seus familiares. É ali que as pessoas com deficiência ganham uma fita de identificação para ter prioridade nas atrações.