Mutirão contra a dengue nos bairros Saguaçu e Santo Antônio elimina cinco toneladas de entulho

Publicada em 28/10/2025 às 08:18
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta sexta-feira (24/10), equipes da Prefeitura de Joinville eliminaram cerca de cinco toneladas de entulho dos bairros Saguaçu e Santo Antônio durante o décimo mutirão de combate à dengue promovido neste ano no município. Com esta ação, já são 80 toneladas de entulho eliminadas desde o início de 2025.

O trabalho mobilizou mais de 70 pessoas e contou com equipes da Vigilância Ambiental, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, 62º Batalhão de Infantaria, Defesa Civil, Unidade de Obras Centro-Norte e Vigilância Sanitária.

As cinco toneladas recolhidas na ação foram retiradas de apenas uma residência, no bairro Santo Antônio. Durante as visitas, as equipes também realizaram o tratamento em 391 depósitos fixos, que não podem ser eliminados, e inspecionaram 760 depósitos. Além disso, foi feita a aplicação de fludora perifocal, inseticida de controle do mosquito Aedes aegypti, para eliminação de mosquitos adultos em uma floricultura e em três ferros-velhos.

A ação ainda promoveu visitas orientativas, uma parte estratégica dos mutirões que visa reforçar à população a importância dos cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

Foram 680 visitas orientativas nos dois bairros, sendo 373 residências e 188 comércios, além de outros locais. Durante as visitas, foram distribuídos 465 frascos de repelentes à comunidade. Uma das orientações compartilhadas durante o mutirão são os cuidados de prevenção do checklist “10 Minutos contra a dengue”. Para conferir as orientações, basta acessar o site da Prefeitura de Joinville (joinville.sc.gov.br/dengue).

Bairros Saguaçu e Santo Antônio são contemplados pelo Método Wolbachia

Os bairros Saguaçu e Santo Antônio, contemplados no décimo mutirão deste ano, integram a segunda fase do Método Wolbachia, que abrange 15 bairros de Joinville e 150 mil pessoas, chegando a 75% do município coberto pelo método. Em 2024, a primeira fase contemplou 17 bairros e aproximadamente 360 mil moradores.

Natural, autossustentável e sem qualquer modificação genética, o método introduz a bactéria Wolbachia, presente em 60% dos insetos da natureza e inofensiva aos humanos, nos mosquitos Aedes aegypti. A presença da Wolbachia impede que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro do Aedes aegypti.

Com a reprodução e o crescimento gradativo dos insetos com Wolbachia na natureza, o método contribui para a redução dessas arboviroses.

A segunda fase do Método Wolbachia vai atender os bairros Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, Boehmerwald, Bucarein, Dona Francisca, Glória, Itinga, Jardim Paraíso, Nova Brasília, Pirabeiraba, Profipo, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio e Vila Cubatão.

Compartilhe

Skip to content