Musical Illuminare estreia nesta quarta-feira, em Joinville

Publicada em 06/12/2022 às 18:42
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Nesta terça-feira (6/12), a imprensa joinvilense teve uma prévia da grandiosidade do musical Illuminare. Foram apresentados três atos do espetáculo que será encenado no Centreventos Cau Hansen, entre os dias 7 e 17 de dezembro. A estreia ocorre nesta quarta-feira (7/12), às 20h.

Um dos atos apresentados foi na Terra das Guloseimas. Foi possível conferir a exuberância dos cenários e o talento do elenco, que conseguiu unir o rigor técnico de simultaneamente dançar, cantar e atuar, à emoção de criar um mundo de sonhos natalinos no palco.

Os outros dois atos tiveram como pano de fundo o Mundo das Máquinas, uma homenagem à Manchester Catarinense. Um fantástico show de som e luzes que faz jus à reputação do diretor André Gress, que realizou diversos trabalhos para a Broadway.

“É um espetáculo que fala sobre família, memória e tradição, que narra a trajetória da personagem Francisca para entender o que é o sentimento do Natal. Tudo isso inspirado por pessoas que conheci em Joinville”, conta o diretor André Gress.

Levar o Illuminare ao palco do Centreventos envolve o trabalho diário de mais de 100 pessoas, entre elenco e equipe técnica. Para a diretora de movimento e coreografias do espetáculo, Mariana Barros, o grande desafio foi unir os trabalhos realizados previamente em São Paulo aos ensaios realizados nas últimas semanas em Joinville.

“Quando penso em uma coreografia, penso em um todo, o conjunto do espetáculo. Então, nos ensaios com os profissionais de Joinville, precisava lembrar exatamente como foi feito dias antes em São Paulo. Mas graças à grande qualidade dos bailarinos de Joinville, isso foi possível”, elogia a diretora. Participam do musical bailarinos do Bolshoi, Espaço A.Z e MOA.

Para o secretário da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o Illuminare ajuda a consolidar Joinville como um destino de Natal para todo o país.

“Joinville foi a cidade que apresentou o maior crescimento em buscas por destinos turísticos em dezembro, na principal plataforma on-line de reserva de hospedagem. Isso é fruto das nossas atrações de Natal e de todo um trabalho que vem sendo feito pela equipe da Secult de divulgar Joinville”, afirma o secretário.

Segundo o presidente do Instituto Natal de Joinville, Ozei Luiz Silva, o Illuminare é um momento histórico para a cidade. “Ele é um espetáculo inspirado na cultura joinvilense, mas feito para todo o Brasil”, pontua Ozei.

O espetáculo Illuminare é promovido pelo Instituto Natal, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville. Os ingressos estão à venda a partir de R$10, no site www.nataldejoinville.com.br.

Serão dez noites de apresentações, de quarta a domingo, às 20h, com exceção do dia 17, um sábado e último dia de apresentação, quando estão previstos dois horários (17h e 20h30).