O próximo fim de semana marca a estreia do Convescote, novo evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) que, nesta primeira edição, leva diversão, atrações culturais e um momento de descanso aos jardins do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC). O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, com programação gratuita e para toda a família.
Convescote é uma palavra brasileira que substitui o estrangeirismo “piquenique”. Mas na prática, a proposta é a mesma: um encontro ao ar livre, com lanche, conversa e diversão. E para deixar tudo isso ainda melhor, a Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior vai levar apresentações de dança, música e teatro para os jardins do Museu.
Os artesãos do Mãos que Tecem, projeto de extensão da Escola de Artes Fritz Alt, estarão presentes expondo os trabalhos e tecendo ao vivo no sábado e no domingo (18 e 19/10), das 10h às 17h. Também haverá participação da Escola Municipal de Ballet, com a apresentação da coreografia “Liza” e a contação de história do balé de repertório “A Bela Adormecida”.
O professor Robson Benta, da Escola Municipal de Teatro, vai fazer intervenções artísticas durante todo o final de semana. Já o Grupo Artístico Pedagógico de Teatro de Rua (Gap-Rua), também da Escola Municipal de Teatro, vai apresentar o espetáculo “A Loucura de Isabella” no domingo (19/10), às 11 horas.
No sábado e domingo, os espaços que compõem o Museu Nacional de Imigração e Colonização estarão abertos das 10h às 16h. Haverá visitas em grupo, a cada 15 minutos, na mostra Miradas do Porvir, na Casa Enxaimel e no espaço Saberes e Fazeres.
Já para encher a cestinha desse convescote, além de food trucks que estarão disponíveis na rua Rio Branco, a Associação de Amigos da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior vai comercializar lanches e bebidas no final de semana. Os recursos serão utilizados para realizar investimentos na instituição.
Para a realização do evento, a rua Rio Branco, no trecho em frente ao Museu, será interditada para o trânsito no sábado (18/10), das 13h às 22h, e no domingo (19/10), das 8h às 22h.
Faça a sua inscrição e ganhe uma toalha para o seu convescote
Para tornar o Convescote ainda mais divertido, serão distribuídas, gratuitamente, 50 toalhas para serem usadas pelo público durante o evento. Para isso, é necessário fazer a sua inscrição pelo link: os 50 primeiros inscritos (25 para o sábado e 25 para o domingo) vão garantir o presente.
Mas quem não ganhar a toalha, também pode marcar presença. Os portões do Museu estarão abertos para quem quiser levar a sua toalha, a cesta com lanche e reunir os amigos e familiares para um momento de conversa ao ar livre.
Primeira edição tem parceria com o Festival Literário de Santa Catarina
A primeira edição do Convescote tem parceria com o Festival Literário de Santa Catarina, que será lançado na sexta-feira (17/10), às 18h, e é resultado do crescimento da Feira do Livro de Joinville. O tradicional evento de literatura, com 21 edições realizadas, torna-se estadual.
Na noite de abertura (17/10) do Convescote, que marca o lançamento do Festival Literário de Santa Catarina, os professores Fabrícia Piva, Rafaela Ventz e Nicolau Schmidt Júnior, da Escola de Música Villa-Lobos, farão uma apresentação musical.
A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que é responsável pela realização do evento, está monitorando as condições climáticas. Em caso de chuva forte, o evento poderá ser cancelado, ou reajustado para apenas um dia, de acordo com o clima.