Mural “O Grande Circo” ganha restauração no aniversário de 25 anos do Centreventos Cau Hansen

Publicada em 26/06/2023 às 10:54
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A obra “O Grande Circo”, mural de 90 metros quadrados do artista Juarez Machado que decora a fachada do Centreventos Cau Hansen, em Joinville, está passando por processo de restauração. Nesta segunda-feira (26), data em que o espaço completa 25 anos de inauguração, iniciaram os trabalhos de preparação das 55 peças cerâmicas que foram produzidas e doadas pela empresa Portobello para substituir fragmentos que caíram do mural devido à ação do tempo. A entrega das peças ocorreu na última sexta-feira (23/6), com uma cerimônia na sede da empresa, em Tijucas (SC). A fixação das cerâmicas no mural vai começar nos próximos dias.

A entrega das peças contou com a presença da vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin; do secretário de cultura e turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth; do CEO da Portobello Grupo – Unidade Tijucas, João Henrique Oliveira; e do presidente do Instituto Internacional Juarez Machado, Edson Machado, que representava o artista em nome da família. Atualmente com 82 anos, Juarez está no interior do Rio de Janeiro para tratamento de saúde.

“É uma obra muito importante pelo tamanho, pela história e por tudo o que Juarez fez para que pudesse ser realmente concretizada. Mas é ainda mais especial porque não é uma grande obra de um grande artista que está dentro de uma casa ou um prédio. Está na rua e quem quer que passe de carro, de ônibus, de bicicleta ou a pé pode ter o privilégio de ver este grande espetáculo que está na parede do Centreventos Cau Hansen”, afirma a vice-prefeita Rejane Gambin.

A cerimônia celebrou a história de Juarez com aquela que o artista chama de “a grande obra de sua vida”. O mural foi encomendado a ele em 1998 já com o propósito de adornar a fachada do Centreventos, e foi viabilizado com a doação de materiais realizada pela Portobello Grupo, na época sob a presidência de César Gomes Jr. Em 2008, a empresa também colaborou na restauração do mural com fabricação de nove peças, com o processo liderado por Juarez Machado. Agora, realizou a produção de 110 peças — 55 delas substituirão os espaços que ficaram vazios no mural após a queda e deterioração de algumas peças, as outras ficarão em acervo para futura reposição, caso seja necessário.

“É um orgulho poder fazer parte desta grande obra desde o início, e especialmente agora, nesta restauração. Juarez é uma referência não só catarinense, mas do mundo, e quando tivemos a oportunidade de participar dessa restauração entramos ‘de cabeça’. Nosso time comprou a ideia e ver o trabalho finalizado agora é um grande orgulho”, afirma o CEO da unidade, João Henrique Oliveira.

A vice-prefeita de Joinville reforçou a relevância da obra “O Grande Circo” como patrimônio de Joinville. Segundo ela, a preservação do mural é uma prioridade para a Prefeitura de Joinville.

Estudos para restauração do mural iniciaram em 2021

Os trabalhos pela preservação da obra “O Grande Circo” foram iniciados no primeiro semestre de 2021, quando a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Joinville realizou a primeira reunião com a equipe técnica da Portobello Grupo e com a diretoria do Instituto Internacional Juarez Machado. Em seguida, foram realizados estudos para avaliar a situação atual do mural por uma equipe técnica da Secult e, a partir desta análise, foram desenvolvidas ações de segurança e manutenção para a obra.

No ano passado, a Portobello deu início aos estudos para confecção dos azulejos, para alcançar os mesmos tons das peças originais com precisão. A técnica ceramista Elizângela Moresco Laus foi a responsável por reproduzir manualmente os pequenos detalhes da obra para, com isso, recompor o mural com as peças que faltavam. Ela havia acompanhado o trabalho de restauro realizado por Juarez Machado em 2008 e agora assumiu o desafio de confeccioná-las.

A próxima etapa no processo de restauro será a reposição e adequada fixação das peças, assim como a manutenção completa do mural. O prazo para conclusão é na primeira quinzena de julho. O mural é composto por 963 peças cerâmicas pintadas à mão que representam um espetáculo completo de circo: ele mostra o desfile de abertura, a banda, o globo da morte, uma bailarina nos cavalos, equilibristas, trapezistas, malabaristas, o domador, o palhaço e o mágico.

“Ela foi a obra icônica de Juarez Machado. Desde sua criação, do pensamento de realizar uma obra nestas dimensões, ele procurou produzir nos mínimos detalhes uma obra que fosse representativa para a ribalta, as artes cênicas, quanto para outras artes e para Joinville. Juarez falava que ela era um grande portal para a magia das artes”, explica Edson Machado.

Obra foi criada para homenagear as diferentes manifestações artísticas

A escolha de Juarez Machado pelo tema “O Grande Circo” para o mural foi feita pensando no espírito do empreendimento: um local construído para abrigar as diferentes manifestações artísticas, além de eventos esportivos e de lazer para a cidade.

Atualmente, o Centreventos Cau Hansen é um complexo que, além da arena com capacidade para 4,3 mil pessoas, também inclui o Teatro Juarez Machado, o Centro de Convenções Alfredo Salfer e o Expocentro Edmundo Doubrawa. É o local onde ocorre o Festival de Dança de Joinville, que neste ano chega à 40ª edição mantendo o título de maior do mundo (no ano passado, recebeu 10 mil bailarinos).

Também é a casa das equipes profissionais de futsal e vôlei de Joinville, além de sediar grandes concertos e outros eventos esportivos. Desde o ano 2000, abriga a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde 240 alunos de 20 estados brasileiros e de outros três países recebem formação técnica gratuita ao longo de oito anos de curso.