Moradores da Vigorelli recebem certificado de curso de aperfeiçoamento em bares e restaurantes

Publicada em 24/08/2023 às 16:52
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Secretaria de Habitação - SEHAB

O primeiro curso profissionalizante do Projeto Social Moradia Legal: REURB Vigorelli foi concluído. Na quarta-feira (23/8), 28 alunos receberam os certificados de conclusão do curso gratuito de Aperfeiçoamento em Bares e Restaurantes, oferecido pelo Senac Joinville, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da Prefeitura de Joinville.

“Hoje é um dia importante aqui na história da Vigorelli, porque marca o início desse programa de capacitação dos empreendedores, para que estejam preparados para oferecer o melhor serviço, produtos diversificados e com qualidade”, avalia Francine Olsen, diretora executiva da Secult.

Comerciantes, proprietários de restaurantes e colaboradores realizaram o curso, em cinco encontros com 20 horas/aulas, na Vigorelli, na Petisqueira Lala, entre os meses de julho e agosto.

“Trabalhamos técnicas básicas do serviço de atendimento em alimentos e bebidas, como montagem de mesa, serviços de restaurante, apresentação de cardápio, importância de se conhecer o cardápio da casa, a comunicação entre garçom e cozinha. Trabalhamos também um pouco da segurança alimentar e as habilidades comportamentais”, explica Francini Maria Schoepping, coordenadora de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia da Faculdade Senac.

Um dos alunos mais empolgados em receber o certificado de conclusão do curso era Alfredo Alves dos Santos, dono de uma petisqueira na Vigorelli. “Aos 71 anos de idade, estou recebendo um diploma. Quero servir de inspiração para os jovens”, diz o comerciante.

Maristela Tartara tem uma petiscaria na Vigorelli há 30 anos e foi uma das alunas do curso. “Foi muito bom, eles nos ensinaram muitas coisas diferentes que a gente não usava no nosso dia a dia, o modo de abordar as pessoas, como chegar na mesa, colocar os produtos, recolher os pratos. A gente aprendeu diferente do que a gente fazia e vamos começar a fazer da maneira correta, tudo que vem de conhecimento é muito bom”, fala Maristela.

“Toda a região tem muito a oferecer. Estrutura não é nada sem pessoas, o mais importante é desenvolver quem aqui reside. Estamos com outro curso em andamento, como o de costura criativa, em parceria com a Secretaria da Educação”, conta Tereza Couto, diretora executiva da Secretaria de Habitação de Joinville, que coordena o Projeto Social Moradia Legal: REURB Vigorelli.

Capacitações

A Prefeitura realiza um trabalho social na Vigorelli com capacitações dos moradores daquela região com foco no desenvolvimento sustentável por meio do turismo e formação em empreendedorismo.

A próxima reunião está marcada para o dia 28 de agosto (segunda-feira), no restaurante Lamin, e será conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente (SAMA), com o tema “Educação Ambiental”.
O Projeto Social Moradia Legal – REURB Vigorelli terá outros encontros até novembro, sempre na última segunda-feira de cada mês e, em dezembro, haverá o encerramento dos encontros.

A iniciativa faz parte do projeto de requalificação da Vigorelli, que incluiu obras de infraestrutura, paisagismo, sinalização, entre outras melhorias.