Mecenato Municipal de Joinville tem resultado divulgado com 31 projetos culturais contemplados

Publicada em 23/06/2023 às 09:20
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Foi publicado nesta quarta-feira (21) o resultado do edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), na modalidade Mecenato Municipal, da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville. Foram contemplados 31 projetos nas áreas de música, dança, teatro, artesanato, artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular e formação em cultura. O edital é referente ao ano de 2022.

A seleção destes projetos autoriza que seus proponentes realizem captação de recursos junto aos contribuintes do ISSQN e do IPTU. Foram contemplados quatro projetos que poderão captar valores de até R$ 26 mil, 11 de até R$ 60 mil, seis projetos de até R$ 110 mil e dez de até R$ 220 mil. A execução das atividades a serem realizadas deve ocorrer obrigatoriamente no município de Joinville.

Em 2022, a Prefeitura de Joinville havia aprovado a renúncia fiscal de R$ 3,8 milhões provenientes destes dois impostos para viabilizar a produção cultural por meio de patrocínio de empresas e pessoas físicas que podem optar por deduzir a quantia devida à administração municipal ao aplicarem diretamente em projetos contemplados no edital.

Os projetos passaram por duas etapas de análise, uma delas documental e a outra de análise técnica pela Comissão de Análise de Projetos (CAP) do Simdec. Agora, os proponentes têm até 12 meses para captarem os recursos e executarem seus projetos. A lista completa dos selecionados pode ser consultada no site da Prefeitura (http://bit.ly/MecenatoJlle2022) ou no Diário Oficial do Município.

Mecenato de Memória e Patrimônio receberá projetos até 4 de julho

Outro Edital de Apoio à Cultura na modalidade Mecenato ainda está com inscrições abertas. A Prefeitura de Joinville receberá projetos referentes a patrimônio cultural (material e imaterial) e de memória até 4 de julho. É a primeira vez que Joinville tem um edital exclusivo para incentivar a preservação de imóveis tombados ou inventariados e produção de materiais que registrem e divulguem aspectos da história de Joinville.

O valor total é R$ 1,6 milhão, com até sete projetos com possibilidade de captar até R$ 50 mil, quatro com valor máximo de R$ 80 mil, dois de até R$ 261.260,35 e um com valor máximo de R$ 450 mil. Os interessados em enviar projetos devem ler o edital atentamente no site da Prefeitura (bit.ly/MecenatoPatrimonio). A inscrição ocorre de forma on-line na aba “Autosserviços”, no serviço “Requerimento para Cadastro de Proposta – Parceria”, também no site da Prefeitura de Joinville.