Mecenato de Memória e Patrimônio de Joinville tem inscrições temporariamente suspensas

Publicada em 24/02/2023 às 15:53
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

O Edital de Apoio à Cultura de Joinville na modalidade Mecenato para projetos culturais nas áreas de memória e patrimônio foi suspenso para análise. A suspensão ocorre para adequações na redação do documento do edital de chamamento público municipal Nº 0015337487/2022.

O prazo para submissão dos projetos terminaria nesta sexta-feira (24). Uma nova data será divulgada como prazo final para as inscrições. Os interessados devem acompanhar a publicação de mais informações no link.

O Mecenato Municipal permite que os proponentes – pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos – ao terem seus projetos aprovados, firmem um termo de compromisso cultural com a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, para execução de ações culturais voltadas à memória e ao patrimônio material e imaterial na cidade de Joinville. Este termo autoriza a captação de recursos junto aos contribuintes do ISSQN e IPTU, que podem optar por direcionar parte dos impostos devidos diretamente ao patrocínio cultural destes projetos.

Nesta edição, que é a primeira a ter um edital exclusivo para projetos de memória e patrimônio, foi autorizada a captação de até R$ 1,6 milhão, com projetos com valores máximos entre R$ 50 mil a R$ 450 mil.

Os recursos captados deverão ser utilizados para execução de restauros e obras em imóveis tombados como patrimônio cultural, pesquisas, conservação de acervos, entre outros projetos envolvendo esta temática. Até a manhã desta sexta-feira, dois projetos haviam sido enviados para análise.