Joinville segue em alerta para ocorrência de deslizamentos

Publicada em 26/02/2024 às 11:31
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC, Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Secretaria de Assistência Social - SAS

Entre sábado e o início da manhã de segunda-feira (24 a 26/2), a Defesa Civil de Joinville registrou 101 ocorrências devido às fortes chuvas do final de semana. Elas estão relacionadas a alagamentos, deslizamentos e quedas de muros e de árvores.

O acumulado foi de 229 milímetros de chuva, fato que levou a Prefeitura de Joinville a decretar Situação de Emergência. Segundo o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, o alerta segue alto para deslizamentos.

“As condições climáticas para esta semana não são favoráveis: hoje temos previsão de chuva com influência das condições marítimas e previsão de temporais para terça e quarta, que precisamos monitorar com atenção. Levando em conta o que já choveu, o risco é alto para deslizamentos”, afirma o gerente.

A Defesa Civil realizou duas interdições parciais de imóveis e uma total. As parciais são nos bairros Paranaguamirim e Floresta, devido ao risco de queda de muro. A interdição total é na rua Santa Catarina, também relacionada à queda de muro.

As Unidades Regionais de Obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) seguem mobilizadas no conserto dos danos causados pelas chuvas. No domingo, os reparos ocorreram nos bairros Paranaguamirim, Guanabara, Parque Guarani, Santa Catarina, Vila Nova, Boa Vista e Pirabeiraba.

“Continuamos trabalhando na desobstrução das vias de acesso e recomposição de ruas de morro. Todas as Unidades Regionais estão operando nas emergências causadas pelas chuvas”, explica o diretor executivo da Seinfra, Marcelo Soares.

As Regionais de Obras atuam na requalificação de ruas, limpeza de boca de lobo e limpeza de material sobre a pista, em diversos pontos da cidade. A Unidade de Pavimentação da Seinfra está dando apoio à demanda na região Sudeste.

Em função das obras de reparo dos estragos provocados pelas chuvas, a implantação da nova rotatória na rua Tuiuti (entre as ruas David Thomas Pereira e Pica-Pau), que iniciaria nesta segunda, foi adiada.

Assistência social

Equipes da Secretaria da Assistência Social (SAS) da Prefeitura estão realizando o cadastramento das pessoas atingidas pelas chuvas, nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para recebimento dos itens de assistência humanitária da Defesa Civil do Estado.

No final de semana, as pessoas desabrigadas se acomodaram nas casas de parentes ou conhecidos e não foi necessária a montagem de abrigo emergencial.