Joinville sedia o primeiro Festival Catarinense de Aves, com atrações para todos os públicos

Publicada em 29/09/2025 às 13:52
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

De 2 a 5 de outubro, Joinville sedia a primeira edição do Festival Catarinense de Aves, evento criado para promover a valorização da natureza e estimular a observação. A programação conta com atividades para todos os públicos, incluindo crianças, famílias, iniciantes na observação de aves e observadores experientes. O evento ocorre no Ágora Tech Park, mas inclui também atividades externas.

Com localização privilegiada, entre a Serra do Mar e a Baía Babitonga, além de uma grande variedade de ecossistemas, Joinville está entre as 20 cidades do Brasil como destino mais rico em espécies para observação de aves (birdwatching). O município conta com 489 espécies de aves registradas, o que atrai pesquisadores e turistas brasileiros e internacionais apaixonados pelo tema.

“Promover este evento em Joinville é importante para a cidade do ponto de vista ambiental, econômico, social e educacional. A observação de aves atrai turistas especializados que valorizam a natureza, a fotografia e a contemplação”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

Programação para todas as idades e níveis de experiência

Ao longo de quatro dias, o Festival promove workshops, minicursos, oficinas, palestras e saídas de campo em atrações para iniciantes, observadores experientes, famílias e crianças. Todo o evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Joinville, onde também é possível conferir a programação completa do Festival.

Entre os destaques, estão as passarinhadas e corujadas, passeios guiados pelos pontos mais procurados pelos observadores de aves, como a Região do Piraí e o Parque Natural Municipal da Caieira. Há passeios de sexta a domingo (3 a 5/10), incluindo opções para iniciantes que desejam se aventurar pela primeira vez neste universo. Não é preciso levar equipamento, mas o binóculo contribui para otimizar a experiência.

No sábado (4/10), as crianças têm presença garantida com diversos workshops infantis com temas lúdicos e divertidos, como “Dinossauros com penas: segredos das aves antigas” e “João-de-barro, o construtor da natureza”. Entre as ações, há oficinas de origami, observação de aves para crianças e aves em biscuit.

“É de grande importância a educação ambiental para todas as idades, contudo, as crianças mostram muita curiosidade e interesse por observar aves, ninhos, seu comportamento e até mesmo sua anatomia. Por isso, preparamos passarinhadas, curso de observação, entendimento da anatomia das aves e elas poderão até mesmo ver uma coruja de verdade”, conta o vice-presidente do Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, Wellington Machado.

Já para quem se dedica à observação ou tem interesse no assunto, há palestras sobre diferentes temas, como aves de rapina, aves do Brasil e introdução à observação. Há também os minicursos e workshops, que ensinam sobre fotografia de aves e implantação de trilhas e comedouros, entre outros assuntos. Um dos destaque é a capacitação em fotografia com Zig Koch, um dos mais renomados fotógrafos de natureza do Brasil.

Além disso, durante todos os dias do evento é possível visitar a feira disponível no Ágora Tech Park, com artigos relacionados a aves, como canecas, pôsteres, camisetas, adesivos e artesanato.

O Festival Catarinense de Aves é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e pelo Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, com patrocínio do Ágora Tech Park. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Joinville. O evento acontece no Ágora Tech Park (Rua Dona Francisca, 8300 – Distrito Industrial).

Compartilhe

Skip to content