Joinville recebe prêmio de turismo na Suíça, na categoria “Destinos para descobrir”

Publicada em 30/10/2023 às 14:50
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Mais uma vez, o turismo de Joinville será destaque. Agora, em uma premiação internacional que será entregue na cidade de Lugano, na Suíça. Joinville foi escolhida pelo Swiss Tourism Awards na categoria “Destinos para descobrir” e é o único município na América do Sul selecionado pela organização do evento.

A premiação é concedida para destinos que possuem características especiais e que ainda precisam ser descobertas pelos viajantes. Estão nessa categoria cidades que preservam as características do seu povo e o patrimônio natural e artístico.

A cerimônia de entrega está marcada para sexta-feira (3/11), primeiro dia da feira de turismo “Swiss International Holiday” que é realizada em Lugano. Quem representará Joinville no evento será o secretário de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), Guilherme Gassenferth; o presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), Giuliano de Mello e o executivo do Convention, Giorgio Souza. Além de receber o prêmio, Joinville também terá um stand nesta que é uma das principais feiras da Europa para promoção de destinos turísticos.

A divulgação de Joinville em eventos internacionais está prevista no convênio firmado entre a Prefeitura e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

Segundo Guilherme Gassenferth, a escolha da cidade como um destino a ser descoberto vai ao encontro dos projetos que são desenvolvidos pela gestão desde 2021.

“Não fizemos nenhuma inscrição para concorrer à premiação. Em abril, a organização entrou em contato informando que Joinville estava entre os destinos que receberiam este importante prêmio. Para nós é uma alegria, pois mostra que estamos no caminho certo daquilo que temos feito com muita dedicação: promover e mostrar que Joinville é um lugar que além de ter muitas belezas naturais, possui infraestrutura adequada e oferece segurança e conforto aos seus visitantes”, explica o secretário.

Para o presidente do JRCVB, Giuliano de Mello, a premiação internacional é mais uma grande conquista para o turismo de Joinville que, por meio da importante parceria com o Poder Público e de estratégias robustas, está se fortalecendo e conquistando os mercados interno e externo.

“Foi uma grata surpresa recebermos este reconhecimento internacional. É um momento de importante convergência, onde o trade turístico e o Poder Público trabalham unidos e com um único objetivo: fortalecer Joinville como importante destino turístico do Sul do país. Será uma honra ter a oportunidade de levar a nossa cidade para a vitrine de um público de tão alto nível”, destaca o presidente.

Belezas naturais em destaque

No stand da feira, Joinville terá material especial para divulgação da cidade, traduzidos para inglês, alemão e italiano. Além disso, o vídeo de promoção turística lançado recentemente será exibido e o visitante poderá acessar, por meio do QRCode, a plataforma em que é possível fazer um tour virtual pelos principais pontos de Joinville.

“O foco é promover destinos ligados à natureza, como ecoturismo, observação de pássaros e cicloturismo. Esses são pontos que chamam muito a atenção do público da Suíça e Norte italiano, que deve visitar a feira. A observação de pássaros tem um nicho muito forte de pessoas que viajam por diferentes países. O diferencial de Joinville nesse aspecto é que a cidade tem cerca de 500 aves catalogadas. A participação nesta feira internacional marca o início de um trabalho de divulgação da cidade em outros países”, detalha Guilherme.

Esta é a 20ª edição da Swiss International Holiday, que ocorre entre os dias 3 e 5 de novembro. O objetivo da feira é apresentar os melhores destinos e profissionais do turismo do mundo ao público suíço. Em edições anteriores, os números do evento chegaram a mais de 11 mil famílias que geram um volume de negócios superior a 50 milhões de euros. A exposição em Lugano é considerada uma das principais portas de entrada para um dos mercados turísticos mais ricos do mundo.

Assinatura de convênio com Schaffhausen

No dia 6 de novembro, o secretário Guilherme Gassenferth e Giuliano Rodrigo de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau seguem para Schaffhausen, a cidade-irmã de Joinville. É que neste dia, ocorre a assinatura para renovação do convênio de cidades-irmãs. O prefeito Adriano Silva participa da cerimônia de maneira remota.

A comitiva, que estará em missão oficial, também terá na programação agenda em empresas e espaços culturais entre os dias 6 e 8 de novembro. Três artistas joinvilenses estarão participando das atividades. São eles a pianista Daniele Haak, o violonista Marcos Gonçalves Junior e o violinista Gabriel Vieira. Os três artistas, o secretário e o presidente do Convention realizam a viagem com recursos próprios.