A Prefeitura de Joinville iniciou as tratativas para firmar um novo acordo, por meio do Programa Cidades-Irmãs, com o município de Lucca, na Itália. As conversas entre os chefes do executivo das duas cidades estão avançadas. Tanto o prefeito de Joinville quanto o de Lucca já manifestaram interesse pela parceria.
A partir das pesquisas realizadas pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que integra o Comitê do Programa, foi possível constatar que as cidades possuem critérios definidos em Lei para a realização do acordo.
Um dos exemplos está na área de desenvolvimento econômico, já que Lucca é sede da empresa Fabio Perini S.p.A, fundada há mais de 60 anos na cidade italiana, que possui liderança como fornecedora de máquinas a nível internacional. Em Joinville, o destaque é para o Perini Business Park, o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.
Em resposta ao documento enviado pela Prefeitura de Joinville, o prefeito de Lucca, encaminhou uma Carta de Intenções em que descreve iniciativas que podem motivar o desenvolvimento das cidades. Por exemplo, a conservação da memória histórica, a realização do Lucca Dance Meeting, um festival anual de dança, e a vocação para a indústria.
“Através da troca mútua, será possível criar um vínculo de verdadeira amizade, capaz de valorizar aquelas conexões históricas e culturais que representam um impulso para futuras colaborações nos âmbitos turístico, cultural e econômico”, escreveu Mario Pardini, prefeito de Lucca.
A cidade italiana e sua província possuem 38 mil empresas. Lucca tem 90 mil habitantes e está situada na região da Toscana.
“A iniciativa de tornar Joinville uma cidade-irmã de Lucca nasce principalmente pela história de Fabio Perini que iniciou empreendendo em Joinville no setor industrial e depois criou o Parque Perini, que corresponde a cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Com o acordo de cidades-irmãs, poderemos trabalhar ainda mais o fortalecimento das duas cidades”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher.
Recentemente, o secretário de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), Guilherme Gassenferth, visitou, durante suas férias, a cidade de Lucca e teve uma reunião com o prefeito Mario Pardini. Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Beniamino Placido e Eleonora Orsi, que integra a equipe do Gabinete do Prefeito.
“Lucca é a terra natal de Giacomo Puccini, compositor homenageado no Festival de Ópera de Joinville em 2024. Em Joinville, no nosso festival, já fizemos duas óperas de Puccini”, conta Guilherme.
Outros dois pontos chamaram a atenção do secretário da Secult: a presença de muitas bicicletas pela cidade, inclusive em materiais turísticos, e o embelezamento pelo plantio de flores. “Esse cultivo é comum em cidades europeias, mas percebi que em Lucca é mais forte, da mesma forma que buscamos fazer aqui em Joinville”, complementa.
Agora, equipes técnicas das duas cidades trabalham nos trâmites documentais necessários para a oficialização do acordo.
Lei institui Programa Cidades-Irmãs em Joinville
Em abril deste ano, o prefeito Adriano Silva sancionou a Lei 9.826, que instituiu o Programa Cidades-Irmãs. Apesar dos acordos de cooperação já terem sido firmados com outras seis cidades, até então, cada um desses acordos tinha sua própria regulamentação.
Com a legislação sancionada e com o Decreto de regulamentação publicado, foi possível definir, principalmente, as diretrizes na atuação do Programa e do Comitê.
A principal finalidade do Programa Cidades-Irmãs é promover ações que busquem integrar e divulgar o Município à diversas cidades, regiões e países, no sentido de proporcionar aos cidadãos e empresas das cidades participantes oportunidades de integração e intercâmbio educacional, cultural e econômico, além de fortalecer e divulgar o nome da cidade de Joinville em âmbito estadual, regional, nacional e internacional.
Outro ponto detalhado na Lei são os critérios para que o Comitê selecione possíveis interessados no acordo. O primeiro ponto é reconhecer a intenção mútua de estabelecer uma relação de cooperação. Na sequência, há outros itens, como histórico de relacionamento entre as cidades; compartilhamento de características geográficas, econômicas, culturais e sociais; existência de intercâmbios culturais, sociais, educacionais ou econômicos entre as cidades e potencial de desenvolvimento de ações conjuntas.
Até o momento, as seis Cidades Irmãs de Joinville são Schaffhausen, na Suíça; Chesapeake, nos Estados Unidos; Joinville-le-Pont, na França; Spišská Nová Ves, na Eslováquia; Langenhagen, na Alemanha; e Zhengzhou, na China.