Joinville realiza ação no Dia Mundial da Saúde Mental

Publicada em 07/10/2022 às 14:39
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social) - SES.USE.SOIS

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde de Joinville (SES), realiza nesta segunda-feira (10/10) uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, no Garten Shopping, das 11h às 13h. A atividade, aberta para o público em geral, será realizada por profissionais e usuários dos serviços de saúde mental do município. O evento conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e do Instituto Impar.

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro. “A ação é para evidenciar a importância de cuidarmos e estarmos atentos à saúde mental. Convidamos toda a sociedade para participar, conhecer mais o trabalho desenvolvido pelos serviços do município, valorizando os talentos e habilidades dos usuários e trazendo uma consciência maior das pessoas em geral. No município temos diversos locais de atendimento especializado”, explica Ana Caroline Giacomini, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria da Saúde.

Logo no início, às 11h, o grupo MusicalMente se apresenta. Esse grupo é formado por pacientes do Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS) e foi criado em 2018. O conjunto é formado por usuários que desenvolvem as atividades musicais em uma das oficinas oferecidas pelo serviço.

Em seguida, haverá palestras com profissionais de saúde e professores de arte que integram a equipe de saúde mental do município. Na sequência, a programação traz apresentações de dança e do grupo Clave de Sois. O projeto “Clave de Sois” oferece oficinas musicais aos usuários com transtornos mentais atendidos pelo Sois.

Outro objetivo do evento é que pacientes de saúde mental possam ocupar espaços não somente os locais dos serviços públicos. Com a Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil, o país passou a implantar esse modelo de assistência no território e não mais com internações em hospitais psiquiátricos. Foram criados então, em 1986, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).