Joinville participa de ação para atualização e emissão de documentos para migrantes haitianos

Publicada em 07/08/2023 às 17:56
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Até o próximo sábado (12/8), os migrantes haitianos já inscritos pela Comissão Consular da Embaixada do Haiti poderão fazer a emissão da carteira de identidade e a renovação do passaporte.

A ação é organizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSociesc. A expectativa é que, durante o período, sejam atendidos cerca de 1,2 mil migrantes haitianos.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e Direitos Humanos, Silvane Penkal, a participação de Joinville na ação da Comissão Consular da Embaixada do Haiti é uma iniciativa de governança migratória incentivada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

“É uma importante iniciativa para os migrantes que, muitas vezes, precisam renovar os seus passaportes para viajar ao Haiti visitar os seus familiares. O atendimento em Joinville ajuda os migrantes a reduzirem custos, já que não precisam ir até Brasília para atualizar os seus documentos”, explica Silvane.

O haitiano David François está no Brasil há sete anos e, há dois, encontra-se com o passaporte vencido. No último mês de julho, ele deveria ir a Brasília para renovar o seu documento, mas devido às condições climáticas, a viagem foi cancelada. O contratempo acabou beneficiando François que soube da ação por meio das redes sociais da Embaixada do Haiti, e conseguiu agilizar o seu processo.

“Foi ótimo! É muito difícil ir até Brasília, pois precisa de pelo menos quatro dias por lá. Agora o custo foi menor e vou resolver tudo em um único dia”, comemora o haitiano que veio para o Brasil em busca de melhores oportunidades de estudo e trabalho.

O atendimento da Comissão Consular da Embaixada do Haiti acontece das 9h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSociesc, campus Park, no bairro Boa Vista (rua Helmuth Fallgatter, 3333) e é exclusivo para pessoas que já reservaram o atendimento.

Os documentos solicitados pela Embaixada foram informados no ato do agendamento, momento em que também foram informados os valores para emissão e renovação do passaporte. Já a emissão da Carteira de Identidade Haitiana é gratuita.