Joinville está entre as cidades mais seguras do Brasil de acordo com ranking nacional

Publicada em 11/08/2023 às 09:16
Relacionado a: Unidade da Guarda Municipal - SEPROT.UGM, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

Joinville se destaca entre os municípios mais seguros do Brasil com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, de acordo com o “Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil”. A maior cidade catarinense ficou em sétimo lugar, nesta categoria, com índice de 10,3 assassinatos por 100 mil habitantes, o mesmo da cidade de Sorocaba, em São Paulo.

O levantamento considera os óbitos violentos a cada 100 mil habitantes e é feito pela empresa Myside, especializada em serviços de tecnologia. São utilizados os dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde. As informações populacionais são baseados no Censo 2022, realizado pelo IBGE.

“Parte dos joinvilenses não tem essa informação, mas somos sim uma cidade segura. Isso é fruto do trabalho que é realizado pelas forças de segurança e da integração que existe hoje, além do esforço que a atual administração municipal vem fazendo em prol da segurança pública, com investimento no fortalecimento da Guarda Municipal, além de projetos voltados para essa área, como o ‘Joinville Sempre Alerta’”, explica o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

Com o Joinville Sempre Alerta, a cidade recebeu a instalação de 1.728 câmeras de monitoramento em 470 pontos estratégicos. O acesso às imagens é da Guarda Municipal e Detrans, mas também das Polícias Militar e Civil e todos os órgãos de segurança que precisarem para combater a criminalidade e investigações. Entre as áreas com câmeras instaladas estão as regiões próximas às unidades da Rede Municipal de Ensino, incluindo os Centros de Educação Infantil, além de praças e parques, região central e proximidade da Rodoviária de Joinville.

Para o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Márcio Leandro Reisdorfer, alguns destaques têm auxiliado nas ações preventivas e de inteligência em Joinville, como o uso de um drone considerado o mais avançado em Santa Catarina. O 5º CRPM é responsável pelo 8º Batalhão PM que cuida das áreas central e Norte de Joinville e pelo 17º Batalhão da PM que abrange a Zona Sul da cidade.

“O que faz Joinville ser uma das cidades mais seguras é a participação primeiramente da comunidade na segurança pública sobretudo, não só pelos programas preventivos como Rede de Vizinhos, Conselhos de Segurança, mas também a participação da sociedade civil organizada como as entidades de classe a ACIJ, CDL, Ajorpeme, Acomac. Além disso, destaco a qualidade dos profissionais de rádio patrulha, canil, cavalaria, tático, motos, paramédicos que desempenham papel de comprometimento com a sociedade”, avalia Reisdorfer.

Para Rafaello Ross, delegado regional da Polícia Civil de Joinville, os fatores econômico e social contribuem para essa colocação de Joinville no ranking nacional. “O município atua na prevenção primária da violência em relação a saúde, educação, oportunidade de emprego, que naturalmente reflete na segurança pública”, avalia.

Mas o delegado cita outras iniciativas importantes. “Acredito que a resolução dos crimes de homicídio acontecidos nos últimos anos contribuiu sensivelmente para a queda desses números. Nós temos um alto índice de resolução de homicídios em Joinville e isso reflete na repressão a esse tipo de crime com a prisão de criminosos que normalmente são ligados a facções e quando presos acabam saindo de circulação e assim vamos percebendo diminuição gradativa dos índices. Além disso, temos integração entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal com estratégias de ação e um alinhamento na área de inteligência”, explica Rafaello.

O anuário aponta ainda Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil. Os dados completos do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil estão disponíveis no link: myside.com.br/guia-imoveis/cidades-mais-seguras-brasil.