Joinville é escolhida para Programa Destinos Turísticos Inteligentes pelo Ministério do Turismo

Publicada em 12/06/2023 às 08:31
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

O Ministério do Turismo divulgou nesta quarta-feira (7) que Joinville foi uma das cidades brasileiras contempladas no Programa “Destinos Turísticos Inteligentes” (DTI). A lista final foi publicada após a fase de recursos.

Joinville manteve-se com a quinta melhor pontuação e é o único município catarinense a integrar a lista. O edital de seleção considerou pré-requisitos básicos como o desenvolvimento e a infraestrutura já existentes da cidade, principalmente nos eixos ou pilares a serem trabalhados para que ela possa transformar-se em um Destino Turístico Inteligente, como acessibilidade, tecnologia e governança.

A primeira etapa do programa será a capacitação dos gestores públicos municipais para o desenvolvimento de um diagnóstico integral da cidade. A partir dele, será possível apontar uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, com um Plano de Transformação que deverá seguir o modelo do programa do Ministério do Turismo. Neste período, Joinville receberá o selo “Destino Turístico Inteligente em Transformação”.

Após a aprovação do Plano de Transformação é que o município poderá começar a pleitear o selo definitivo de DTI. O planejamento proposto deverá ser executado e a cidade passará por análise do Ministério do Turismo e do Instituto Ciudades del Futuro, que atua em parceria nesta iniciativa.

“Este resultado foi fruto de muito trabalho da equipe de turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville. Nós acreditamos no potencial da nossa cidade para tornar-se referência nessa área e, com isso, também promover mudanças na economia local. Este será um passo importante, entre outros que estamos realizando, para essa transformação”, afirma o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

O conceito de Destino Turístico Inteligente é relativamente novo: ele foi criado em 2013 para definir locais que em que a administração pública gerencia seus processos e de seu território de forma inovadora e sustentável e, com isso, proporcionar uma experiência de viagem completa aos turistas ao mesmo tempo em que os moradores contam com qualidade de vida.