Joinville é classificada em edital de Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo

Publicada em 29/05/2023 às 08:17
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Joinville conquistou a quinta posição na lista de municípios classificados no edital Estratégia Nacional DTI Brasil, do Ministério do Turismo. O resultado preliminar foi divulgado nesta sexta-feira (26). O chamamento público foi realizado pelo Governo Federal para escolher 10 cidades que receberão apoio para se tornarem um Destino Turístico Inteligente.

A lista final será divulgada em 7 de junho, após o período destinado para as prefeituras que não foram classificadas entrarem com recurso.

Os municípios selecionados receberão técnicos do Ministério do Turismo que realizarão um diagnóstico integral da cidade para apontar uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local. Também será oferecida uma capacitação aos gestores públicos do setor para que estejam preparados para criar um Plano de Transformação utilizando o modelo metodológico do projeto.

Na segunda etapa, o planejamento deverá ser executado. E o município poderá receber o Selo DTI Brasil. A análise será realizada por técnicos do Ministério do Turismo e do Instituto Ciudades del Futuro, que atua em parceria com o MTur nesta iniciativa.

“Joinville reúne os critérios necessários para tornar-se um destino turístico inteligente. Somos referência em tecnologia e inovação, com um dos melhores ecossistemas de startups do Brasil. A cidade tem sido reconhecida pelos índices positivos em áreas que garantem qualidade de vida à sua população. Nosso objetivo é que seja, cada vez mais, conhecida também pelos atributos que fazem com que seja um destino turístico em potencial. Receber o suporte do Ministério do Turismo será essencial para essa transformação”, avalia o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

É considerado um Destino Turístico Inteligente aquele em que a administração pública gerencia seus processos e de seu território de forma inovadora e sustentável, proporcionando uma experiência de viagem com tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade aos turistas ao mesmo tempo em que impacta a qualidade de vida dos moradores de forma positiva. O termo nasceu em 2013, na Espanha, para locais que agregam valor na relação do turista com o destino por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.