Joinville cria Central de Atendimento do CadÚnico para serviços sem agendamento

Publicada em 04/11/2022 às 15:54
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

A partir desta segunda-feira (7/11), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), inicia a operação da Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Com o novo serviço, os usuários poderão fazer a inscrição no CadÚnico ou atualizar seus dados cadastrais, sem a necessidade de agendamento prévio.

A Central de Atendimento do CadÚnico vai funcionar na Casa dos Conselhos (rua presidente Afonso Pena, 840 – Bucarein), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Além do atendimento na nova Central, os serviços de inscrição e atualização do CadÚnico continuam sendo oferecidos nos nove Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com agendamento prévio.

Vale destacar que as pessoas que atualmente possuem atendimento marcado nos CRAS para esses serviços e que desejam antecipar, poderão utilizar a Central a partir de segunda-feira.

CadÚnico em Joinville

Em Joinville, 40,5 mil famílias estão inseridas atualmente no CadÚnico. De acordo com a determinação do Governo Federal, as informações do CadÚnico devem ser atualizadas a cada dois anos ou quando houver mudanças no grupo familiar inscrito, tais como alteração de endereço, renda, entrada de mais pessoas na família ou falecimento, por exemplo.

Para se inscrever ou atualizar os dados no CadÚnico, é preciso apresentar os documentos originais de todas as pessoas que residem no domicílio, incluindo RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de renda e residência atualizados, Carteira de Trabalho (mesmo sem registro), Certidão de Nascimento (caso não possua RG), Certidão de Óbito de integrantes da família que tenham falecido desde a última atualização e atestado de frequência escolar.

A inscrição no CadÚnico permite às famílias com renda de até meio salário-mínimo por pessoa, o acesso aos Programas Sociais do Governo Federal, como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Casa Verde Amarela, além de benefícios e serviços como carteira do idoso, programa de fornecimento de fraldas descartáveis, bolsa estudante, tarifa social de água, entre outros.