Joinville conclui instalação de bolsões para motos em cinco cruzamentos

Publicada em 07/08/2023 às 11:09
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

A Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito (Detrans), concluiu a implantação de cinco bolsões para motos em diferentes cruzamentos da cidade. Os bolsões são áreas de espera para motocicletas – delimitadas por duas linhas – junto aos cruzamentos semafóricos, onde os motociclistas ficam na frente dos demais veículos.

“Com esse recurso, queremos proporcionar mais segurança aos motociclistas, principalmente na hora em que o semáforo abre para a passagem dos veículos. Assim, as motos podem partir antes dos demais veículos que devem permanecer atrás dessa linha”, explica o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo.

A implantação dos bolsões atende à Lei Municipal 9.363, de 4 de abril de 2023, que foi proposta pelo vereador pastor Ascendino Batista.

“Essa lei vem para tornar o trânsito mais seguro e organizado. O objetivo é reduzir os acidentes, especialmente aqueles que envolvem motos. A procura da categoria dos motociclistas nos motivou a buscar uma ação em prol de mais segurança e mobilidade no trânsito. Agradeço o apoio dos colegas vereadores e do Executivo, que possibilitou a aprovação dessa lei para Joinville”, destaca o vereador.

Por meio do Decreto Municipal 55.383, de 5 de junho de 2023, a Prefeitura regulamentou a legislação e definiu critérios que devem ser seguidos para a criação de faixas de retenção exclusiva para motocicletas, motonetas e ciclomotores. Essas vias devem ser de mão única; ter, no mínimo, duas faixas de rolamento; as faixas de rolamento deverão ter, no mínimo, quatro metros de largura útil na quadra pretendida; o Volume Diário Médio da via deverá ser maior que dez mil veículos/dia; e a velocidade máxima da via deve ser de 60 km/h.

“Nesses endereços onde os bolsões foram implantados, os usuários da via vão perceber que no chão há a pintura da faixa de pedestre que deve continuar sendo respeitada por todos. A área exclusiva para motos, onde os motociclistas devem aguardar a abertura do semáforo e atrás ficam os demais veículos como carros, vans, caminhões e ônibus. É mais uma forma de organizarmos o trânsito para que todos possam conviver e se locomover com mais segurança”, conclui Rigo.

Endereços onde os bolsões foram implantados

Rua Guaíra com a rua Cegonhas
Av. Paulo Medeiros com a rua Nove de Março